Otimização de Processos Produtivos na Indústria 4.0

Fundamentação
A Industria 4.0 é um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos produtivos. Os processos de produção são cada vez mais eficientes, autónomos e descentralizados. Desta forma, a interoperabilidade dos sistemas e de todos os agentes envolvidos é fundamental.

 

Objetivos 
Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos ao nível da automatização e otimização de processos fabris, através da criação e desenvolvimento de sistemas, que recolham e integrem grandes quantidades de dados (em tempo real e não só), recorrendo a ferramentas de otimização e técnicas de visualização para apoio de decisões a nível tático e operacional.

 

Destinatários
Profissionais das áreas de produção, manutenção ou desenvolvimento.
Estudantes.

 

Coordenadores e Formadores
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade:

Ana Luísa Ferreira Andrade Ramos docente no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. É membro da Comissão Executiva do Departamento. É membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro. As suas áreas de trabalho centram-se na engenharia de sistemas e na modelação e simulação de sistemas complexos, com aplicações no setor industrial e no setor dos transportes. Tem participado em projetos de investigação científica e em projetos de colaboração com a indústria. É co-autora de capítulos de livros e de vários artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional com arbitragem científica.
É membro da IEEE Society, da IEEE Systems, Man, and Cybernetics Society, da International Association of Computer Science and Information Technology, da Systems Engineering & Architecting Network for Research (SEANET) e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Operacional (APDIO).

Ana Maria Pinto de Moura, Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (UA), Investigadora no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e colaboradora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra). Terminou o seu Doutoramento em 2005, na FEUP, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores. A sua principal área de investigação é Investigação Operacional, mais concretamente em Problemas de Otimização Combinatória, aplicada ao desenvolvimento de métodos de decisão e otimização em problemas industriais e organizacionais. Tem colaborado com alguns grupos de investigação nacionais e estrageiros, na resolução de problemas de distribuição, logística e produção, tanto em projetos de investigação científica com outras instituições de ensino superior, como também com a indústria. Tem vindo a lecionar unidades curriculares de, Investigação operacional, Gestão de operações, Sistemas de apoio à decisão, entre outras.

José Paulo Oliveira Santos, professor na Universidade de Aveiro, licenciou-se em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, obteve o Mestrado em “Engenharia Informática e de Comunicações – ramo de redes de computadores” na Universidade de Coimbra e o Doutoramento em “Automação Industrial” na Universidade de Aveiro. Leciona desde 1995 diversas disciplinas nomeadamente Tecnologias de Acionamento e Comando, Controlo Integrado da Produção, Sistemas Inteligentes de Fabrico, Informática Industrial, Automação II, Comando Numérico de Máquinas Ferramenta, Introdução à Informática, Programação e Estrutura de Dados e Algoritmos, Eletrotecnia, e Automatismos Industriais. Tem participado e coordenado diversos projetos entre a Universidade de Aveiro e diversas empresas. É atualmente o Diretor de curso do Mestrado em Engenharia de Automação Industrial.
http://www.ua.pt/dem/PageCourse.aspx?id=124; http://www.ua.pt/dem/course/124/?p=4

 

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    17, 21, 24 e 28 de fevereiro, 3, 7, 10, 14, 17, 21 e 24 de março, 4 e 7 de abril de 2018
  • Horário
    Quarta-feira das 18h00 às 22h00
    Sábado das 9h00 às 13h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês antes.
  • Preço
    680,00 €
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

José Carlos Maximino