Blender (Avançado)

Fundamentação
O Blender é uma ferramenta que permite a criação de vastos conteúdos em 3D. Oferece funcionalidades completas para a modelação, a renderização, a animação, a pós-produção, a criação e a visualização de conteúdos 3D interativos. O software pode ser utilizado para a criação de visualizações de espaços tridimensionais, de imagens estáticas e de vídeos de alta qualidade. O Blender incorpora um motor 3D em tempo real, que permite a criação de conteúdo tridimensional interativo para a reprodução stand-alone.
Originalmente desenvolvido pela empresa ‘Not a Number’ (NaN), o Blender é agora desenvolvido como ‘Software Livre’. O seu código fonte está disponível sobre a licença GNU GPL.

 

Objetivos
– Explorar conceitos mais avançado que o Blender oferece enquanto ferramenta profissional de 3D: aprofundar os conhecimentos na construção de materiais avançados e os conceitos de PBR (physically based render);
– Analisar diversas ferramentas de modelação e técnicas avançadas na construção de diversos objetos tridimensionais. Estas técnicas têm aplicação prática no desenvolvimento de imagens/vídeos ou na criação de ambientes em tempo real–jogos e aplicações mobile;
– Experimentar a conversão de objetos detalhados em objetos simples mantendo praticamente todos os detalhes originais (Conversão High poly-Low poly). Neste ponto também se inclui a conversão de modelos existentes online nas suas versões simplificadas;
– Apresentação/Sugestão de add-ons específicos e adaptados às necessidades pessoais de cada formando de forma a otimizar o seu trabalho;
– Analisar as futuras ferramentas disponíveis na versão 2.8 (Alpha) e explorar as grandes alterações que se aproximam de forma a dotar os formandos de competências que serão uteis no futuro, como é o caso do novo motor EEVEE (motor de renderização em tempo real) e das Coleções/Widgets/Tabs;
– Divulgação de recursos e de informações sobre diversos sites e softwares de utilidade prática que irão complementar o conhecimento na área 3D.

 

Destinatários
Público em geral com conhecimentos no software Blender.

 

Requisitos
Conhecimentos básicos sobre o software Blender.
Computador com ligação à Internet.

Software necessário
Blender (software gratuito).

 

Coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade de Rúben João Martins Carvalho, Assistente Convidado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. É Professor Assistente de computação gráfica na Universidade de Aveiro e Freelancer. Trabalhou como Bolseiro de Investigação na área da saúde infanto-juvenil (desenvolvimento de plataformas web e design) e na Universidade de Aveiro, num projeto no âmbito do design Português onde desenvolveu uma aplicação mobile de realidade aumentada. Como freelancer trabalhou com vários parceiros na criação de 3D em tempo real para o Teatro Viriato (Viseu), Symbion (Aveiro) e Museu do Dinheiro (Lisboa). Sendo 3D a sua área de especialização tanto em licenciatura como no mestrado, continua a explorar as novas tecnologias com ênfase na realidade virtual e visualização de produtos em tempo real.

 

Testemunhos sobre cursos do mesmo formador
“O curso de formação superou as minhas expectativas. A disponibilidade e a competência do formador foram dos fatores mais importantes para o sucesso desta formação.” Joana Peres, 2016



...a saber
  • Regime
    e-Learning
  • Datas
    15 de março a 15 de maio de 2018
  • Horário
    livre
  • Benefícios / Early Bird
    Caso a mesma empresa/instituição faça simultaneamente três ou mais inscrições num curso beneficiará de 15% de desconto
  • Preço
    280,00€
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Contacto

Helena Soares