Bombeiros no Caminho da Gestão Profissional

Fundamentação
A exiguidade de meios económicos com que se debatem as entidades do setor não lucrativo, em geral, e as associações de bombeiros, em particular, bem como a crescente complexidade das suas operações exigem, por si só, uma gestão cada vez mais profissionalizada, extensiva a operacionais, administrativos, diretores e membros da estrutura de comando.

Por outro lado, a quase inexistência de formação específica para o setor e a complexidade das atividades que tais associações desenvolvem justificam os objetivos desta formação.

 

Objetivos gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

– Conhecer o enquadramento jurídico, fiscal e contabilístico das associações de bombeiros;

– Compreender a importância da área financeira na gestão operacional e estratégica das corporações de bombeiros;

– Conhecer boas práticas de gestão, consubstanciadas na otimização de soluções de financiamento, subsídios e donativos;

– Reconhecer a importância da comunicação (externa e interna) para o bom funcionamento e desenvolvimento das atividades das associações de bombeiros.

 

Destinatários e organização do curso
Este curso destina-se, preferencialmente, a elementos da estrutura de comando, órgãos sociais, colaboradores administrativos, contabilistas certificados e outros técnicos de Contabilidade, com responsabilidades de escrituração, relato e/ou fiscalização nas associações de bombeiros.

Dada a diversidade de destinatários, o curso foi organizado em torno de quatro blocos temáticos, com módulos específicos, da forma que segue e em função das necessidades/interesses expectáveis de cada um:

P1 – Estrutura de comando

P2 – Órgãos sociais

P3 – Administrativos

P4 – Contabilistas certificados e outros técnicos de Contabilidade, com responsabilidades de escrituração, relato e/ou fiscalização.

Cada um dos blocos só funcionará com um mínimo de 10 formandos.

Caso pretenda, o formando poderá inscrever-se num ou em mais do que um módulo que não esteja(m) incluído(s) no bloco que escolheu, mediante o pagamento do respetivo preço.

 

Coordenadora e Formadores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da professora Graça Maria do Carmo Azevedo, professora coordenadora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA).

 

Equipa de Formadores

 

Ana Carolina dos Santos Sequeira. Assistente convidada do ISCA-UA, advogada, mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra, leciona diversas unidades curriculares na área do Direito.

António Martins de Almeida. Gerente da Decimal – Informática e Gestão, Lda. Presta serviços, na área de Informática e em regime de voluntariado, a diversas cooperativas e a corporações de bombeiros. Trabalha em análise, desenvolvimento, instalação e formação de software.

Carlos Alberto Valente dos Anjos. Assistente convidado no ISCA-UA, licenciado e pós-graduado em Contabilidade e Auditoria, leciona Fiscalidade e Simulação Empresarial. É colaborador do CEPAC (Centro de Estudos e Peritagem em Auditoria e Contabilidade) do ISCA-UA e formador nas áreas de Contabilidade e Fiscalidade.

Gilberto de Carvalho Fernandes. Assistente convidado no ISCA-UA, mestre em Contabilidade e Auditoria (UA) e especialista em Contabilidade, leciona diversas unidades curriculares na área de Finanças, com destaque para Simulação Empresarial. É consultor de empresas e formador nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão.

Gonçalo Nuno Cabral de Almeida Avelãs Nunes. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na área da tributação do rendimento, é professor adjunto do ISCA-UA, diretor da licenciatura em Técnico Superior de Justiça da UA, docente na área da Fiscalidade do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho da Universidade de Coimbra e advogado com escritório em Aveiro.

Jorge Pedro do Vale Martins. Licenciado pelo ISCA-UA em Contabilidade e em Auditoria e em Contabilidade e Administração – Ramo Fiscalidade, é mestre em Contabilidade e possui a componente escolar do doutoramento em Contabilidade pelas universidades do Minho e de Aveiro. É docente do ISCA-UA desde 2007, sendo a sua atual área de especialização Contabilidade e Controlo de Gestão. É formador regular da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

José Carlos Maximino. Licenciado em Jornalismo e em Comunicação, pós-graduado em Jornalismo Jurídico e em Direito da Comunicação. Ex-jornalista (JN), assessor de imprensa, consultor de comunicação e formador certificado. Atualmente, é técnico superior de comunicação na UNAVE-UA e responsável pelo desenvolvimento de novos cursos.

Maria Cândida Guedes Machado Antunes de Oliveira. Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e especialista em Gestão e Administração Publica, é docente no ISCA-UA e vogal da Comissão Nacional de Proteção de Dados, sendo membro dos subgrupos Assuntos Financeiros e Keys Provisions, do Article 29 Data Protection Working Party da Comissão Europeia. Foi Diretora Regional de Economia do Norte, vice-governadora civil do Porto e diretora da Associação Comercial do Porto.

Pedro Costa. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, pós-graduado em Marketing Digital pelo IPAM e mestrando em Marketing na UA. É docente, formador e CEO da empresa Mais Bizz – Marketing Digital.

Rui Coutinho. Assistente convidado no ISCA-UA, mestre em Contabilidade – ramo Auditoria e doutorando em Contabilidade na UA e UM, é reconhecido pelo Conselho Científico da UA como especialista de reconhecida experiência e competência profissional na área de Contabilidade e Fiscalidade. Contabilista certificado, é, também, consultor, formador e analista de software de Gestão, sendo responsável pela certificação de software junto da AT.

Sérgio Ravara Cruz. Professor adjunto no ISCA-UA. Doutorado em Contabilidade pela Universidade de Aveiro. Diretor do mestrado em Contabilidade Pública do ISCA-UA. Leciona diversas unidades curriculares na área da Fiscalidade.

 

Curso organizado em parceria com:

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    Pós-laboral
    sextas-feiras das 19h00 às 22h00
    e sábados das 09h00 à 12h00
  • Benefícios / Early Bird
    Por Blocos (20% de desconto para quem efetuar inscrição e pagamento até 15 de fevereiro de 2018).
    Por Módulos (caso esteja inscrito num dos blocos – P1, P2, P3 ou P4 –, o formando usufruirá de um desconto
    de 20% nos módulos adicionais que pretenda frequentar).
  • Preço
    consultar dossier de curso
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José Carlos Maximino