Como alavancar/potenciar a inovação com os fornecedores chave?

fundamentação

O workshop “Como alavancar/potenciar a inovação com os fornecedores chave?” é o resultado de pesquisas recentes, realizadas com várias empresas multinacionais, na Europa, e agora apresentado, pela primeira vez, em Portugal.

Este workshop trata de como algumas das boas práticas que foram identificadas podem ser “generalizadas”  a outras empresas e contextos. Estas pesquisas foram desenvolvidas partindo-se da constatação de que, um pouco por toda a Europa, têm vindo a ser promovidas/desenvolvidas várias iniciativas de inovação e que estas são suportadas, internamente, pelas áreas de compras. No entanto, também é possível observar que alguns destes programas têm vindo a ser desenvolvidos/implementados sem que seja feita uma análise detalhada dos processos e correspondentes resultados.

O workshop pretende dotar os participantes do conhecimento dos processos, ferramentas, mentalidades e comportamentos necessários para garantir o sucesso destas iniciativas de inovação. Em particular, articulando os conceitos de gestão de fornecedores-chave (Key Supplier Management) e do departamento de compras como parceiro de negócios (Procurement Business Partners).

A formação está estruturada em torno da definição dos conceitos de inovação como instrumento para a “criação de valor” e apresenta as ferramentas adequadas para compreender o negócio e os seus stakeholders, terminando com a identificação dos fornecedores-chave para o desenvolvimento dos projetos de inovação e com a definição de estratégias de deteção e absorção das inovações desenvolvidas.

 

destinatários

Profissionais da área de compras estratégicas e membros das equipas de I&D que desenvolvem o seu trabalho em contexto de colaboração com potenciais fornecedores.

 

objetivos gerais

– Entender o conceito de inovação como fonte de criação de valor para a empresa;

– Entender alguns dos fatores-chave que facilitam a inovação e perceber como estes fatores podem ser adaptados ao contexto das empresas;

– Aprender como preparar e conduzir iniciativas de inovação com fornecedores-chave;

– Definir qual o papel que os departamentos de compras devem ter na gestão da inovação nas empresas.

metodologia

Workshop no decorrer do qual os participantes são encorajados a discutir a implementação dos conceitos apresentados utilizando os seus próprios casos.

 

coordenação científico-pedagógico e Formador

Carina Maria Oliveira Pimentel é professora auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, sendo doutorada pela Universidade do Minho em Engenharia Industrial e de Sistemas.

 

O formador é Ohanes Missirilian. Há 15 anos que Ohanes Missirilian leciona   formações motivacionais em compras um pouco por todo o mundo e em vários setores de atividade. Ex-diretor do programa na EIPM, é licenciado em engenharia, tem um MBA e é “certifed professional coach”. Dá, regularmente, formação e coaching a executivos de compras seniores ao nível da estratégia, dos desafios organizacionais e de gestão. Desenvolve atividades académicas (ensino e investigação) em diversas escolas de negócios e de engenharia, na Europa. Tem como principais temas de investigação: Category Management, Inovação e Procurement Business Partner.

 

 

Com o apoio da:



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    18 de outubro de 2018 | 7 horas
  • Horário
    9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 392,00€ para quem efetivar (pagar) a inscrição até 1 mês antes do início da formação
    20% de desconto = 392,00€ para os associados da APCADEC
  • Preço
    490,00 €
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Contacto

Virgínia Barreirinha Lopes