Curso avançado de betão pré-esforçado

Fundamentação
A utilização do pré-esforço em estruturas de betão traduz-se num número considerável de vantagens e, nalguns casos, na forma mais económica de realizar estruturas em betão. O tema é, contudo, usualmente abordado apenas de forma relativamente sucinta nos diferentes cursos de engenharia civil. Apesar das regras e normas de dimensionamento serem fundamentalmente as mesmas das estruturas de betão, o dimensionamento de estruturas pré-esforçadas apresenta algumas especificidades que os projetistas devem ter presentes. O conhecimento e a familiarização dos projetistas com a tecnologia permitirão uma maior confiança e segurança na utilização do pré-esforço em estruturas de betão, bem como evitar patologias futuras nas estruturas.

 

Objetivos gerais
Este curso visa a formação de projetistas no domínio do cálculo de estruturas de betão pré-esforçado. O curso será baseado no Eurocódigo 2 e pretende criar competências no domínio da utilização da tecnologia do pré-esforço em estruturas de betão. O curso tem uma componente de exercícios práticos que pretendem ilustrar diversos casos de aplicação.

 

Objetivos específicos
Conhecer aspetos tecnológicos do pré-esforço. Calcular perdas de tensão em cabos de pré-esforço. Desenhar cabos de pré-esforço. Dimensionar zonas de ancoragem de cabos de pré-esforço. Dimensionar estruturas pré-esforçadas.

 

Destinatários
Destina-se a engenheiros civis ou outros técnicos com formação no cálculo de estruturas.

 

Coordenador e Formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade do Paulo Cachim, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    sexta-feira
    manhã: 09h00 às 13h00
    tarde: 14h00 às 18h00

    sábado
    manhã: 09h00 às 13h00
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    195,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Sandra da Mota Veiga