Curso de Engenharia de Corrosão e Proteção

Fundamentação
Os estudos realizados em vários países nas últimas décadas apontam para custos associados à corrosão de aproximadamente 2-3% do produto nacional bruto (PNB) de cada país. Parte significativa desse valor poderia ser poupado se fossem adotas boas práticas de controlo e prevenção da corrosão. No entanto, a corrosão é, ainda hoje e muitas vezes, vista como uma inevitabilidade, desconhecendo-se o progresso técnico-científico já alcançado, bem como a variedade de metodologias disponíveis para o seu combate. Ações de formação como a que se apresenta pretendem suprir lacunas na formação e atualizar os participantes com as descobertas mais recentes e significativas.

 

Objetivos 
– Entender os princípios fundamentais da corrosão metálica;
– Identificar e distinguir as várias formas de corrosão;
– Comparar as vantagens e desvantagens dos vários métodos de proteção anticorrosiva.

 

Destinatários
Projetistas, inspetores, técnicos e engenheiros responsáveis pela manutenção e controlo da corrosão nas empresas e outros serviços, engenheiros de produção. Setores da energia, água, gás, química, petróleo, transformadora em geral, transportes, etc.

 

Coordenador e Formadores
A coordenação científico-pedagógica e formação é da responsabilidade do Prof.º Mário Ferreira, professor Catedrático e Director do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro. As suas áreas de pesquisa são corrosão, passivação de metais, revestimentos orgânicos e inorgânicos, tratamentos ecológicos de superfície, desenvolvimento de materiais avançados, revestimentos híbridos nano-estruturados, processos electroquímicos. Autor de várias obras publicadas e os investigadores.
Formador Convidado
Prof.º doutor António Alexandre Bastos, investigador do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

 

Testemunhos sobre edições anteriores
Foi muito interessante permitindo uma visão geral sobre o tema da corrosão, os processos envolvidos e métodos de prevenção. Envolvendo casos práticos da indústria, e dando possíveis soluções para os problemas reais., Ana Ferreira

 

“Muito interessante. Conteúdos desenvolvidos e dirigidos à medida das necessidades do mercado de trabalho.Paulo Tavares



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    manhã: das 9h00 às 13h00
    tarde: 14h00 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 272,00€ para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês antes
  • Preço
    340,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Dulce Alegria