Curso de Lean Management para a Indústria da Cortiça

Fundamentação
O Lean management é uma filosofia de gestão empresarial que tem como objetivo principal criar valor para a empresa ‒ e, indiretamente, para os seus clientes ‒, a partir da redução de desperdícios.
Dito de outra maneira, trata-se de um modelo de gestão que aposta na melhoria da produtividade das empresas e das organizações, através da redução e/ou eliminação de custos e da sua circunscrição às atividades que acrescentam, de facto, valor.
O conceito, derivado, em boa parte, do Toyota Production System (TPS), tem vindo a ser aplicado, nas duas últimas décadas, na indústria e nos serviços,tanto em empresas privadas como em organizações do setor público.

 

Objetivos gerais do curso
O programa abarca os conhecimentos básicos do Lean Management, alinhado com as melhores práticas internacionais na área de formação na área do lean management, de uma forma sistemática e cria uma base para um auto aprofundamento futuro por parte dos participantes.

O objetivo é criar um programa de desenvolvimento que:
– Ajude as organizações nos seus  desafios de melhoria das suas operações;
– Ajude os participantes a desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para que possam apoiar as suas organizações, contribuindo para o êxito dos programas de melhoria contínua;
– Haja transferência de conhecimento prático para as empresas.

 

Destinatários
Este curso tem como destinatários:
– Empresas interessadas em melhorar a sua competitividade através da implementação de programas de melhoria contínua e que pretendam formar as suas equipas.
– Pessoas que pretendam adquirir formação na área da melhora contínua.

 

Coordenador e Formador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da professora Carina Maria Oliveira Pimentel, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro e diretora do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro. É doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas, estando há vários anos ligada ao ensino da Gestão de Operações, tendo nesse âmbito adquirido experiência no ensino do Lean Management. Tem também vários anos de experiência na supervisão de projetos de Lean Management aplicados na indústria e nos serviços.

 

A equipa de formadores é constituída por:
Sérgio Caldeirinha (Lean Academy Portugal) Presidente da Lean Academy Portugal—LAP. Experiência no desenvolvimento e implementação de Sistemas Integrados de Gestão, em métodos de melhoria da Qualidade e na implementação dos princípios do Lean Thinking. Iniciou a carreira profissional em 1997 num dos maiores fornecedores da indústria automóvel, ocupando cargos na Garantia da Qualidade, Produção, Engenharia de Produto, Suporte ao Cliente, etc. Desde 2002, tem apoiado uma vasta rede de organizações. É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST e é Mestre em Master Business Administration pelo ISCTE Business School. Assume desde a fundação a Presidência em Portugal da Lean Academy Portugal.

Sandra Monteiro trabalha há quinze anos na Sonae, onde já percorreu áreas de negócio tão distintas como a gestão de clientes, comunicação, gestão de portefólio de projetos, change management e melhoria contínua. E é a esta última que tem dedicado os quatro últimos anos da sua carreira, começando pela implementação da filosofia Kaizen na direção de sistemas de informação, de onde transitou recentemente para a equipa PMO da Sonae MC, onde é responsável pelo desenvolvimento e sustentação do programa IoW (Improving Our Work) em vários pelouros de negócio. Há um ano e meio que acumula também o papel de formadora no Centro de Treinos de Melhoria Contínua da Sonae. É, nas suas próprias palavras, “uma convertida e inquestionável entusiasta” da cultura Lean, que aplica quer profissionalmente quer na sua vida pessoal.

 

Local de Realização:

CINCORK—Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, sediado em Santa Maria de Lamas (Feira)



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    2 sessões semanais
    3,5 horas por sessão
    (um total de 8 sessões)

    pós-laboral: 17h30 às 21h00
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    600,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Dulce Alegria