Dimensionamento de estruturas de madeira – regras gerais

fundamentação
A utilização de madeira em estruturas sofreu uma utilização crescente ao longo dos últimos anos. Atendendo às boas características estéticas, de resistência, ecológicas e, contrariamente ao que muitas vezes se julga, de resistência ao fogo da madeira, é natural esta continue a ser cada vez mais utilizada durante os próximos anos. A aprovação de Normas Europeias relativas ao cálculo de estruturas de madeira veio fornecer aos projetistas um conjunto de regras e métodos de dimensionamento que facilitam e enquadram o dimensionamento deste tipo de estruturas. Por outro lado, as estruturas de madeira não são tradicionalmente estudadas ao nível das licenciaturas de Engenharia Civil, a não ser muito recentemente, e geralmente como disciplinas de opção.

 

objetivos
Este curso, destinado preferencialmente a Engenheiros Civis, visa a formação de projetistas no domínio do cálculo de estruturas de madeira. O curso será baseado no Eurocódigo 5 e pretende criar competências no domínio do dimensionamento de estruturas de madeira, abordando questões com o dimensionamento de secções e elementos estruturais em estado limite último, cálculo de deformações, bem como o dimensionamento de estruturas de madeira em situação de incêndio.

 

destinatários
Destinado preferencialmente a Engenheiros Civis e outros técnicos ligados ao dimensionamento de estruturas.

 

pré-requisitos
Licenciatura/ mestrado/ mestrado integrado em Engenharia Civil ou área afim.

 

coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade do Prof.º Paulo Cachim, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
Coordenador da Unidade de Investigação RISCO – Riscos e Sustentabilidade na Construção.

 

testemunho sobre outro curso com o mesmo formador
“Após conclusão do curso em assunto gostaria de vos agradecer pela qualidade da formação e objetivos atingidos.”, Pedro Sarmento, Dimensionamento de Estruturas de Madeira Segundo o Eurocódigo 5



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    4 de julho de 2019 | 1 dia | 8 horas
  • Horário
    Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% desconto para inscrições efetivas (pagas) até um (1) mês antes do início
  • Preço
    180,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Sandra da Mota Veiga