EMPREENDEDORISMO—Plano de Negócio, Viabilidade do Investimento e Financiamento

fundamentação
Na atual conjuntura de mercado e de perspetivas profissionais pretende-se, com este curso, apoiar/ motivar os participantes para, a partir de uma ideia de negócio em perspetiva, saber avaliar a oportunidade e a viabilidade económica do investimento a ela associada e também analisar alternativas de financiamento a esse projeto.

Pretende-se, deste modo, dar a conhecer os conceitos básicos de análise económica e financeira a potenciais empreendedores que não dominem esta área do conhecimento, e desta forma possam compreender, aplicar e elaborar um projeto empreendedor.

 

objetivos gerais do curso

Plano de Negócios – compreender a importância do estabelecimento de um plano de negócio (business plan) credível, gerador de um projeto de investimento.

Viabilidade do Investimento – desenvolver capacidades para avaliação económica da viabilidade de um projeto de investimento empreendedor, evidenciando a noção de risco de um investimento, sua natureza e sua estimativa quantitativa.
Sensibilizar os participantes para a relação entre risco e rendibilidade de um investimento compreendendo a necessidade de, previamente a uma tomada de decisão, serem realizadas análises de sensibilidade desse investimento a variações nas principais premissas do projeto-base.

Financiamento do Projeto – sensibilizar para a relação entre financiamento externo e grau de risco de um investimento, estudando algumas das alternativas de financiamento, para um mesmo projeto.
Entender o conceito de alavancagem financeira (finance leverage) pelo impacto de um financiamento por capital alheio na rendibilidade do capital próprio num projeto de investimento.

 

destinatários
– Alunos em anos terminais de cursos de licenciatura ou de mestrado;
– Pessoas recentemente licenciadas ou mestradas;
– Pessoas, ainda que sem forte formação académica, se encontrem disponíveis para encarar alternativas profissionais, por conta própria;
– Pessoas que, encontrando-se atualmente no mercado de trabalho, encarem a hipótese de um projeto mais pessoal e para o qual pretendam adquirir ferramentas de análise de oportunidade e viabilidade dessa ideia;
– Outros profissionais ligados ao investimento e financiamento de projetos.

 

coordenação e formador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Joaquim Carlos da Costa Pinho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

O formador é o Eng.º António Lepierre Tinoco.
Licenciatura em Engenharia Química (Instituto Superior Técnico – Lisboa);
Pós-Graduação e Mestrado em Avaliação e Gestão Imobiliária (ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão – Lisboa);
Perito-Avaliador Imobiliário da CMVM – Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (Lisboa).

 

 

testemunho sobre edições anteriores
Um curso que sem deixar de aflorar a componente da preparação e planificação do negócio, aprofunda aquele que é um dos fatores preponderantes para o empreendedor e o investimento que equaciona fazer: a análise rigorosa da sua viabilidade financeira.”, José Malta

 

Gostei muito, teve uma importante componente prática que consolidou os conceitos. Reco- mendo a todos os empreendedores, novos e estabelecidos.”, José Teixeira



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    pós-laboral: 19h00 às 22h15
    (com intervalo de 15 minutos)
  • Benefícios / Early Bird
    20% desconto = 312,00€ para inscrições efetivas (pagas) até um (1) mês antes do início da formação.
  • Preço
    390,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Sandra da Mota Veiga