Erosão costeira e projeção de cenários de evolução da linha de costa

Fundamentação
O problema da erosão costeira afeta diversos municípios da região Noroeste de Portugal. Nem sempre as causas deste problema são compreendidas. Desta forma, perceber quais as possíveis medidas de mitigação deste problema e o impacto que cada estratégia de intervenção de defesa costeira pode representar na evolução da linha de costa permite uma atuação mais fundamentada dos órgãos e entidades competentes.

 

Objetivos gerais
Este curso visa dotar os participantes de conhecimentos sobre os processos de dinâmica sedimentar das zonas costeiras e os impactos das intervenções de defesa costeira na evolução da linha de costa. A relação entre os agentes forçadores naturais (ondas, marés, subida do nível do mar) e a quantidade de sedimentos disponíveis para transporte de deriva litoral permite estimar balanços sedimentares, correspondentes a situações de erosão ou acreção, e consequente recuo ou avanço da posição da linha de costa. É objetivo do curso mostrar que esta relação pode ser condicionada por diferentes cenários de intervenção de defesa costeira.

 

Objetivos específicos
Perceber as causas e os efeitos da erosão costeira e avaliar possíveis estratégias de defesa do litoral (medidas de mitigação). Compreender os processos costeiros e a forma como são considerados em modelos numéricos. Identificar as potencialidades e limitações da utilização de modelos numéricos. Utilizar um modelo numérico para projetar a evolução da linha de costa. Recorrer a exemplos de aplicação para discussão de cenários de intervenção.

 

Destinatários
Funcionários de autoridades públicas, planeadores, proteção civil, engenheiros de projeto, investigadores e todos os interessados na evolução costeira a longo prazo e no impacto de diferentes opções de defesa costeira na evolução da posição da linha de costa.

 

Coordenador e Formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação é da responsabilidade do Carlos Coelho, Professor Auxiliar, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, doutorado na área da Engenharia Costeira. Tem desenvolvido investigação na área do transporte sedimentar, geomorfologia e proteção costeira – previsões a médio e longo termo, modelação numérica, classificação de vulnerabilidade e risco das zonas costeiras e planeamento e gestão integrada das zonas costeiras. Colabora em trabalhos de consultadoria ao exterior, na elaboração de estudos de ordenamento costeiro, dinâmica sedimentar e comportamento hidrológico.

 

Formadora Convidada
Márcia Lima, doutoranda na área da Engenharia Civil onde se encontra a desenvolver a tese “Intervenções de Defesa Costeira em Ambientes Muito Energéticos”.

 

Nota: Conhecimentos de Hidráulica Marítima e familiarização com a utilização de modelos numéricos pode ser uma vantagem



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    quinta e sexta-feira: 9h00 às 12h30
    e das 14h00 às 17h30
    sábado: 9h00 às 12h30
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 200,00€ para inscrições efetivas (pagas) até um mês(1) antes do início da formação
  • Preço
    250,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Dulce Alegria