Estudo ergonómico de postos de trabalho

fundamentação
Qualquer estudo ergonómico centra-se na atividade humana, de modo a analisar as interações que se manifestam entre o Homem e o seu meio envolvente. Em contextos ocupacionais, este tipo de estudos tornam-se essenciais, uma vez que visam a otimização das interações entre o Homem e o posto de trabalho, perspetivando, de uma forma integrada, a promoção da segurança, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, assim como a eficácia do sistema produtivo em que está envolvido.

 

objetivos gerais
– Conhecer os objetivos principais e campos de aplicação da Ergonomia;
– Aplicar métodos de estudo ergonómico de postos de trabalho.

 

objetivos específicos
– Identificar e reconhecer a importância da aplicação de princípios ergonómicos na conceção de postos de trabalho;
– Saber fazer um estudo ergonómico de postos de trabalho e estabelecer prioridades de intervenção ergonómica;
– Aplicar dados antropométricos no dimensionamento de postos de trabalho;
– Avaliar o risco de lesões musculoesqueléticas associado a tarefas manuais.

 

destinatários
Alunos do ensino superior ou profissionais das seguintes áreas: engenharia, gestão de recursos humanos, técnicos de segurança, entre outros.

 

coordenadora e formadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Carina Maria Oliveira Pimentel, Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, sendo doutorada pela Universidade do Minho em Engenharia Industrial e de Sistemas.

 

A formadora é Ana Sofia Colim. Atualmente frequenta o último ano do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas na Universidade do Minho. É mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho e Técnica Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, desde 2009. Concluiu licenciatura, em 2004, e mestrado, em 2008, em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro. Desde 2009 que colabora como Assistente Convidada no Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, lecionando várias unidades curriculares relacionadas com Ergonomia, Segurança e Higiene Ocupacionais. Anteriormente colaborou com diversas instituições no âmbito da formação profissional, como por exemplo a Associação Empresarial de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Foi investigadora convidada no projeto “Tarefas de manipulação de cargas: Estudo sobre a aplicação de metodologias quantitativas de análise de risco”, no Laboratório de Ergonomia da Universidade do Minho, financiado pela ACT. É autora de vários artigos em revistas e proceedings de conferências, tanto a nível nacional como internacional, na área da Ergonomia.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    manhã: 10h00 às 13h00
    tarde: 14h00 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 196,00€ para inscrições efetivas (pagas) até um mês antes do início da formação.
  • Preço
    245,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Dulce Alegria