Frisos a Torto e a Direito

 

Oficina de Formação – Acreditada com 2 UC pelo CCPFC

 

 

fundamentação

É nossa convicção que a compreensão e a motivação para o estudo de certos assuntos podem ser fortemente beneficiados através de aplicações ao mundo real. O nosso país tem uma grande tradição de trabalhos manuais (bordados, rendas, azulejaria, cerâmica, etc.) que pode ser aproveitada para reforçar a compreensão, a consolidação e a aplicação de certo tipo de conceitos matemáticos, em particular geométricos.
A experiência resultante de ações anteriores mostra-nos que os professores valorizam a aplicação da matemática a contextos do mundo real e à interligação com outras áreas do saber. Os grupos de formandos que experimentaram aplicações ao patchwork ou à cerâmica expressaram o desejo de poder participar em ações futuras com o mesmo tipo de aplicações. Um dos temas sugeridos foi o estudo de frisos (suas simetrias). Daí a motivação para a presente proposta de ação de formação.
Pretende-se assim promover atividades de formação contínua para professores do ensino básico e secundário nas áreas de Matemática e suas aplicações e Educação Visual e Tecnológica, nomeadamente, no estudo de frisos e sua aplicação ao mundo real através das artes têxteis (rendas, bordados, tricot e patchwork) e da cerâmica.
O tipo de trabalhos que se pretende desenvolver será simultaneamente transportado para o contexto de sala de aula utilizando outros materiais, tais como papel, pasta de papel ou outro tipo de materiais recicláveis.
objetivos gerais

  • Promover uma relação positiva com a Matemática;
  • Estimular o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações e interligações entre a Matemática e outras áreas do saber, em particular as Artes Visuais e a Educação Visual e Tecnológica;
  • Explorar atividades práticas de aplicações da Matemática ao mundo real (sob a forma de estratégias didáticas), de modo a que os formandos as possam implementar em sala de aula, potenciando o sucesso escolar dos alunos;
  • Contribuir para a atualização científico/pedagógica dos Professores e Educadores;
  • Dar uma visão da forma como a Matemática contribui para a resolução dos problemas do quotidiano.
  • Proporcionar o contacto e a aprendizagem de técnicas de trabalho com cerâmica e patchwork

 

destinatários

Professores dos Grupos 110, 230, 240 e 500

 

coordenação e formadores

Andreia Hall é professora no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desde 1998. Ao longo dos últimos anos tem colaborado como docente na formação inicial de professores do Ensino Básico. Paralelamente tem realizado diversas atividades com crianças, pais, educadores e professores num projeto de ensino não formal de Matemática, da Universidade de Aveiro, a Escola de Educação Complementar em Matemática (EECM).

Tem também colaborado na formação contínua de professores desde o nível pré-escolar ao secundário.

Nas suas atividades procura incentivar o gosto pela Matemática e estabelecer interligações com outras áreas do saber, em particular com as artes visuais/expressão plástica. Em paralelo realiza trabalhos de patchwork com aplicações de Matemática tendo já exposto alguns destes nas conferências Bridges e no encontro ProfMat 2010.

Carla Santos detém uma licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro e uma pós-graduação em direção hoteleira pela Escola do Turismo de Portugal – Olaias. Detém 25 anos de experiência na gestão e direção de hotéis, sendo atualmente diretora do Hotel das Salinas em Aveiro. A sua experiência em “patchwork” é significativa, não só como “hobby” mas também como formadora em Aveiro e no Porto, em ações de formação realizadas em ateliers de costura, retrosarias e, recentemente, em formação de professores. Trabalhos seus foram incluídos na última coleção de moda do conhecido designer Joel Reigota

Maria da Purificação Corga de Barros foi professora do 1º ciclo do Ensino Básico desde 1976 até 2013.
A atividade artística foi sempre uma paixão, o que a levou a matricular-se curso de Cerâmica Artística, que funciona na Associação de Arte e Cultura de Aveiro (ACAV).
Considerando que as atividades de expressão plástica são uma mais-valia para o ensino aprendizagem da Matemática tem colaborado com a professora Andreia Hall na formação contínua de professores

inscrições:

Professores de 1º e 2º ciclos – Ficha de Inscrição

Professores do 3º ciclo e secundário – Ficha de Inscrição



...a saber
  • Regime
    Oficina de Formação - acreditada pelo CCPFC com 2 UC - CCPFC/ACC-87582/16
  • Datas
    Sessão 1: 23/2/2017 - professores do 1º e 2º ciclos| Sessão 1: 24/2/2017 - professores do 3º ciclo e secundário
    Sessão 2: 10/3/2017
    Sessão 3: 11/3/2017
    Sessão 4: 31/3/2017
    Sessão 5: 01/4/2017
    Sessão 6: 21/4/2017
  • Horário
    1ª, 2ª e 4ª sessões: 17h00-20h00
    3ª e 5ª sessões: 9h30-13h00 | 14h30-18h00 (decorre nas instalações da ACAV)
    6ª sessão: 17h00-19h00 (decorre nas instalações da ACAV)
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    10,00€ + 20,00€ (para materiais pagos diretamente à formadora na ACAV)
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Carlota Brandão