Funcionalidades do Ambiente Digital de Aprendizagem Matemática para crianças com PEA: LEMA

Curso de Formação (Acreditada pelo CCPFC com 0,5 UC)

 

Fundamentação

A utilização das tecnologias digitais é considerada um meio eficaz para trabalhar conteúdos académicos com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), possibilitando a criação de ambientes criativos e construtivos nos quais se podem desenvolver atividades diferenciadas e de qualidade. Estas soluções permitem que os alunos com PEA trabalhem diferentes temas, de forma autónoma e com o mínimo suporte possível, ao seu próprio ritmo e de forma ajustada às suas competências, contornando um dos seus desconfortos: a interação social. As tecnologias digitais podem ainda ser um meio de promover a capacidade de concentração e de desenvolver capacidades de resposta e desempenho académicos.

Learning Environment on Mathematics for Autistic Children (LEMA) é um ambiente digital de aprendizagem matemática com modalidades de adaptação dinâmica das atividades propostas ao perfil do utilizador e concebidas no sentido da promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças entre os 6 e os 12 anos, diagnosticadas com PEA.

 

Objetivos gerais:

1- Promover o conhecimento sobre a  utilização do ambiente digital LEMA desenvolvido no âmbito de uma investigação conducente a doutoramento do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Departamento de Comunicação e Arte / Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) em articulação com a Linha Temática Geometrix do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), sedeado no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro.

2- Explorar as configurações do LEMA e as suas potencialidades pedagógicas, nomeadamente, nas que potenciam o raciocínio matemático.

 

Objetivos específicos

1- Compreender e discutir o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no apoio à aprendizagem da matemática por parte de alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente com PEA;

2- Adquirir conhecimento sobre estratégias para o desenvolvimento do raciocínio matemático de crianças e jovens com PEA;

3- Perceber que caraterísticas deve possuir um ambiente digital de aprendizagem matemática para a promoção de competências em matemática tendo em conta as especificidades deste público específico;

4- Conhecer o processo de especificação e desenvolvimento de atividades interativas de matemática para a diversidade de perfis de crianças com PEA;

5- Conhecer as funcionalidades básicas e avançadas do ambiente digital LEMA;

6- Explorar as potencialidades pedagógicas do ambiente digital LEMA e a forma como este pode potenciar o desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças e jovens com PEA;

7- Observar e analisar criticamente as capacidades matemáticas fundamentais implícitas nas atividades incorporadas no LEMA;

8- Discutir a adaptabilidade e potencialidades do LEMA no acompanhamento de casos reais;

9- Integrar o ambiente digital LEMA na prática (letiva, por exemplo) dos formandos que exerçam funções com crianças e jovens com PEA.

 

Destinatários

Pais de crianças e jovens com PEA, profissionais de educação (pré-escolar, ensino básico e educação especial) ou saúde e outros agentes ligados à educação de crianças e jovens com PEA.

 

 

Ação de formação realizada no âmbito do Projeto Ambiente de Aprendizagem de Matemática para Autistas da Linha Temática Geometrix do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

logo_fundacao_pt

 



...a saber
  • Regime
    Presencial - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - TURMA COMPLETA
  • Datas
    a definir
  • Horário
    manhã:
    09h00-13h00
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    Gratuita
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Carlota Brandão