Geometrias a Torto e a Direito

Oficina de Formação  (Acreditada pelo CCPFC com 2,8 UC)

 

Fundamentação

É nossa convicção que a compreensão e a motivação para o estudo de certos assuntos podem ser fortemente beneficiados através de aplicações ao mundo real. O nosso país tem uma grande tradição de trabalhos manuais (bordados, rendas, azulejaria, cerâmica, etc.) que pode ser aproveitada para reforçar a compreensão, a consolidação e a aplicação de certo tipo de conceitos matemáticos, em particular geométricos.
A experiência resultante de ações anteriores mostra-nos que os professores valorizam a aplicação da matemática a contextos do mundo real e à interligação com outras áreas do saber. Os grupos de formandos que experimentaram aplicações ao patchwork ou à cerâmica expressaram o desejo de poder participar em ações futuras com o mesmo tipo de aplicações. Dois dos temas sugeridos foram o estudo de padrões e as geometrias não euclidianas. Daí a motivação para a presente proposta de ação de formação.
Pretende-se assim promover atividades de formação contínua para professores do ensino básico e secundário nas áreas de Matemática e suas aplicações e Educação Visual e Tecnológica, nomeadamente, no estudo de padrões e das geometrias não euclidianas e sua aplicação ao mundo real através das artes têxteis (rendas, bordados, tricot e patchwork) e da cerâmica.
O tipo de trabalhos que se pretende desenvolver será simultaneamente transportado para o contexto de sala de aula utilizando outros materiais, tais como papel, pasta de papel ou outro tipo de materiais recicláveis.

 

Objetivos gerais:

• Promover uma relação positiva com a Matemática;
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações e interligações entre a Matemática e outras áreas do saber, em particular as Artes Visuais e a Educação Visual e Tecnológica;
• Explorar atividades práticas de aplicações da Matemática ao mundo real (sob a forma de estratégias didáticas), de modo a que os formandos as possam implementar em sala de aula, potenciando o sucesso escolar dos alunos;
• Contribuir para a atualização científico/pedagógica dos Professores e Educadores;
• Dar uma visão da forma como a Matemática contribui para a resolução dos problemas do quotidiano.
• Proporcionar o contacto e a aprendizagem de técnicas de trabalho com cerâmica e patchwork.

 

Destinatários:

Professores dos Grupos 110, 240 e 500

 



...a saber
  • Regime
    presencial | acreditada com 2,8 UC, pelo CCPFC | CCPFC/ACC-92641/17
  • Datas
    Sessão 1: 05-01-2018
    Sessão 2: 10-01-2018
    Sessão 3 (a): 11-01-2018 (professores 1º e 2º ciclo)
    Sessão 3 (b): 12-01-2018 (professores do ens. secundário)
    Sessão 4: 03-02-2018
    Sessão 5: 23-02-2018
    Sessão 6: 24-02-2018
    Sessão 7: 10-03-2018
    Sessão 8: 16-03-2018
  • Horário
    Dias de Semana: 17h00 às 20h00 (com exceção do dia 16-03-2018: 18h00 às 20h00)
    Sábados: 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00

  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    10 €
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Carlota Brandão