Estudo de Viabilidade de Instalação Eólica com Recurso a Programação em Python e Modelação Numérica

Fundamentação

A energia eólica tem sido uma das principais alternativas energéticas para a produção de energia elétrica, apresentando grande crescimento a nível global. No caso de Portugal, diversos projetos têm surgido tendo em vista maximizar o potencial eólico, destacando-se a produção de energia elétrica para consumo direto, o bombeamento de água em barragens para armazenamento de energia, ou na produção de hidrogénio por processos de eletrólise. Por outro lado, a implementação de sistemas de menor escala, nomeadamente para autoconsumo, tem revelado um crescimento significativo nos últimos anos.

O sucesso de qualquer sistema de energia eólica está dependente de uma correta quantificação do recurso natural, pois é este o parâmetro que condiciona as restantes etapas do projeto. Existem várias técnicas que podem ser aplicadas no estudo de viabilidade do recurso renovável, contudo para uma análise inicial podem ser utilizadas ferramentas mais simples e de resposta rápida, destacando-se a análise estatística e o recurso a softwares de simulação numérica como o System Advisory Model (SAM).

Assim, visto este ser um setor em constante crescimento, é fundamental dotar os profissionais de ferramentas rápidas e de fácil implementação para o estudo de viabilidade de sistemas de energia eólica.

 

Objetivos do curso

O objetivo geral deste curso é a aplicar as técnicas de programação (Python) e modelação (SAM) para análise de viabilidade energética de energia eólica.

  • Conhecer os conceitos básicos da energia eólica;
  • Aplicar modelos em Python e o modelo SAM na análise do potencial de produção de energia elétrica, com base na disponibilidade do recurso natural;
  • Conhecer a metodologia básica de análise económica de um sistema de produção de energia.

 

Destinatários

Profissionais ligados à instalação de sistemas de energias renováveis ou consultoria: licenciados em áreas de engenharia (por exemplo: ambiente, civil, eletrotecnia, física, mecânica) ou técnicos superiores profissionais com formação na área da energia, ou equivalente.

Pré-requisitos: Formação na área da energia, ou equivalente. Conhecimento básico de funcionamento com sistemas operativos Windows.

 

Coordenador e Formadores

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Professor Doutor António Samagaio, professor associado c/ agregação, do departamento de Ambiente e Ordenamento.

 

A formação é da responsabilidade de:

Luís Carlos Marques Ruivo – Licenciado em Energias Renováveis e mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis.  Exerceu  funções  na  área  da  gestão  de  energia  (consultoria  e  execução  de  auditorias energéticas no âmbito do SGCIE). Atualmente desenvolve trabalho de investigação na área da conversão termoquímica de biomassa.

 

Michael Anthony Martins Tavares Russo – Licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis. Desenvolveu trabalho de investigação em energias renováveis (eólica e solar térmica) e desenvolve atualmente investigação na área da qualidade do ar e alterações climáticas.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    7, 8, 14 e 15 de novembro 2019 | 12 horas
  • Horário
    das 19h00 às 22h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 156€ para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês (1) antes do início da formação
  • Preço
    195,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

José Carlos Maximino