Interpretação e Elaboração de Fichas de Dados de Segurança e Rótulos

fundamentação
As fichas de dados de segurança (FDS) têm por objetivo fornecer aos utilizadores de produtos químicos as informações necessárias para os ajudar a proteger a saúde humana e o ambiente.
As FDS destinam-se aos trabalhadores que manuseiam os produtos químicos, bem como aos responsáveis pela segurança.
O Regulamento (CE) n.º 1907/2006 (Regulamento «REACH») no artigo 31.º e no Anexo II alterado pelo Regulamento (UE) 2015/830 da Comissão, estabelece os requisitos que os fornecedores de substâncias e misturas devem observar para cumprir a obrigação de fornecer uma FDS aos seus clientes.
Se uma substância perigosa estiver registada em quantidades superiores a 10 toneladas por ano por registante, é necessário incluir uma ficha alargada de dados de segurança com cenários de exposição anexados.
Os cenários de exposição descrevem a forma como a exposição dos seres humanos e do ambiente à substância pode ser controlada, de modo a assegurar a sua utilização segura.
Conheça os requisitos das FDS e implemente-os na sua organização!

 

objetivos gerais
Interpretação, implementação e elaboração de Fichas de Dados de Segurança.
Interpretação e implementação dos cenários de exposição.

 

objetivos específicos
– Conhecer as implicações e aplicabilidade dos requisitos legais em matéria de elaboração das Fichas de Dados de Segurança.
– Conhecer os requisitos da elaboração das Fichas de Dados de Segurança de acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006 alterado pelo Regulamento (CE) n.º 830/2015 de 28 de maio.

 

destinatários
– Gestores e decisores de empresas que fornecem substâncias químicas no espaço económico europeu;
– Quadros médios e superiores de empresas que fabricam, importam, comercializam, transportam, armazenam ou utilizam substâncias e misturas;
– Quadros técnicos superiores de entidades reguladoras, licenciadoras e fiscalizadoras das áreas do ambiente, atividades económicas e atividades de higiene, segurança e saúde no trabalho (organismos centrais e locais);
– Quadros de empresas comunitárias que importam produtos químicos ou artigos de fora da União Europeia;
– Outros profissionais que pretendam enriquecer as suas competências técnicas em matéria de gestão de produtos químicos (consultores, auditores, etc…);
– Docentes do ensino superior com interesse nesta temática;
– Investigadores.

 

pré-requisitos
Conhecimentos básicos do Regulamento REACH e do Regulamento CLP.

 

coordenador e formadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Prof. Tito Trindade, Professor Associado com Agregação do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e membro do Laboratório Associado CICECO- Instituto de Materiais de Aveiro. Doutorou-se pelo Imperial College (Londres, 1996) e, já na Universidade de Aveiro, implementou um laboratório de investigação, pioneiro em Portugal, especializado na síntese e caracterização de nanopartículas e outros nanomateriais inorgânicos e compósitos. Foi Diretor do Programa Doutoral em Nanociências e Nanotecnologia e é, desde Março de 2015, o Diretor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

A formação é da responsabilidade da Eng.ª Eva Santiago.
Licenciada em Engenharia Química pela FCTUC, Universidade de Coimbra, pós-graduada em TSSTH e conselheira da segurança, pós graduada em Engenharia da Qualidade e Gestão Tecnológica e Organizacional. Diploma de Estudos Avançados em SHST pela Universidad de Leon, Espanha. Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável Local pela Universidad de Leon, Espanha. LEAD AUDITOR reconhecido pela IRCA, SGS Academy Portugal. Experiência de 23 anos na indústria, onde exerceu funções de Direção de Qualidade, Direção Técnica e Direção Industrial.
Experiência prática em implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Auditora de Sistemas de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e Biocidas. Experiência prática em implementação de Sistemas de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e ADR. Docente do ensino superior.
Presidente da GATES; Global Association for Technology, Education and Science.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir
  • Horário
    manhã: 09h00 às 13h00
    tarde: 14h00 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 168,00€ para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês antes do início da formação
  • Preço
    210,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Dulce Alegria