Lean Practitioner Program Certification

Fundamentação
Existem dois aspetos, tanto no aprofundamento dos conhecimentos Lean como na existência de um reconhecimento de nível, que são parte de uma procura cada vez maior pelas empresas, e que na transição através dum modelo Lean está sendo feita de uma forma cada vez mais acelerada.
O programa abarca os conhecimentos básicos do Lean Management de uma forma sistemática e cria uma base para um auto aprofundamento futuro por parte dos participantes. Outro aspeto institucional consiste na acreditação – a certificação Lean –, dos conhecimentos e o seu enfoque adequado para poder empreender com êxito um projecto Lean, uma necessidade profissional prioritária.
A proposta formativa responde ao Know how que os pioneiros do Lean têm vindo a aplicar desde à décadas no Lean. Por outro lado pretende abarcar conhecimentos que apenas surgem de maneira fraccionada em outros programas formativos. Constituindo, provavelmente, uma referência quanto aos conhecimentos e estrutura de aplicação do Lean Management.
Foram preparados programas de cada módulo, subconjuntos de matérias intercambiáveis para 4 sectores (manufacturing e supply chain, saúde, serviços e escritório). Estes subconjuntos têm conteúdos diferenciados, exemplos locais e exercícios. A metodologia e os módulos são os mesmos, existindo alguns conteúdos personalizados.
Este programa foi o fruto do trabalho de vários institutos Lean do mundo, a partir de um mandato da Lean Global Network. Durante dois anos, desde agosto de 2011 até fevereiro de 2013, estes institutos produziram o programa. A metodologia para o seu desenvolvimento, foi evidentemente a própria metodologia Lean.

 

Objetivos gerais do curso
O objetivo é criar um programa padronizado de desenvolvimento que:
1. Ajude os responsáveis das organizações nos seus trajetos de melhoria de negócio.
2. Ajude os participantes a desenvolver os conhecimentos e a destreza necessárias para poderem apoiar as empresas e organizações, contribuindo para o êxito da melhoria
3. Crie um referencial de forma a sistematizar a docência do conhecimento Lean.
4. Contribua para a missão dos institutos e universidades Lean para se tornarem pólos de conhecimento prático.

E, por este motivo o programa está desenvolvido de forma a que:
1. Exista uma clara relação entre as necessidades de negócio e o conteúdo entregue.
2. Se abranja o Lean de uma forma sistemática, ajudando a aplicá-lo mediante o “fazer” “. E criando uma necessidade de querer aprofundar a experiência e o conhecimento.
3. O programa inclui um train-the-trainer que permite assegurar os conteúdos, a homogeneidade e a qualidade em todo o mundo.
4. O curso obriga a realizar um projeto real, cujos benefícios procurem exceder o montante da matrícula.

 

Calendarização do curso
Aceda ao calendário pormenorizado do curso: aqui.

 

Destinatários
– Empresas interessadas em melhorar a sua competitividade através de um programa reconhecido e que pretendam formar as suas equipas.
– Pessoas que pretendam formar-se e obter uma certificação para poder demonstrar os conhecimentos adquiridos.

 

Coordenação e equipa de formadores
A coordenação científico-pedagógica é repartida entre a Professora Carina Maria Oliveira Pimentel, Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro e o Mestre Sérgio Caldeirinha, Fundador e Presidente da Lean Academy Portugal, parte integrante da rede mundial de Institutos Lean, conhecida por Lean Global Network.

 

 A equipa de formadores é internacional e está assegurada pela Lean Academy Portugal e pelo Instituto Lean Management (Espanha), criando uma equipa docente de excelência, com competências de topo.

 

Carina Maria Oliveira Pimentel – É diretora do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na mesma instituição, sendo doutorada pela Universidade do Minho em Engenharia Industrial e de Sistemas. Desenvolve a sua investigadora na unidade de investigação GOVCOPP, estando os seus interesses de investigação centrados no desenvolvimento de modelos e métodos para apoio à tomada de decisão, nas áreas de Gestão de Operações e de Gestão da Cadeia de Abastecimento. Ao longo dos últimos anos tem participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus.

 

Sérgio Caldeirinha – Presidente da Lean Academy Portugal—LAP. Experiência no desenvolvimento e implementação de Sistemas Integrados de Gestão (Produtividade e Qualidade), incluindo a especialização nos princípios Lean Thinking e no Lean Transformation Framework definido pela Lean Global Network. Iniciou a carreira profissional em 1997 num dos maiores fornecedores da indústria automóvel, a Ford Motor Company, ocupando cargos na Garantia da Qualidade, Produção, Engenharia de Produto, Suporte ao Cliente. Desde 2002, tem apoiado uma vasta rede de organizações. É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST; é Mestre em Master Business Administration pelo ISCTE Business School e Pós Graduado no Programa Lean Practitioner Certification. Assume desde a fundação, a Presidência em Portugal da Lean Academy Portugal, integrante da maior rede internacional de Institutos, a Lean Global Network

LogosOrdemSergioCaldeirinha



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    8 de fevereiro a 25 de maio
  • Horário
    Sextas-feiras das 17h30 às 21h30
    Sábados das 9h00 às 13h00
    e das 14h00 às 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    2.960,00€ (20% desconto) para o período early bird. Caso tenha alguma questão, entre em contacto com a responsável pelo curso.

  • Preço
    3.700,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Helena Soares