Curso de formação em Marketing Alimentar

fundamentação

O setor alimentar tem vindo a ganhar força, mas também novos desafios. O crescimento do consumo interno, a presença crescente de turistas em Portugal e os mercados externos vieram transformar o perfil dos negócios e criar novas oportunidades. Mas, também o difícil acesso a alimentos verdadeiramente saudáveis e as novas tendências de consumo alimentar representam uma área de conhecimento com enorme potencial que tem sido explorado com sucesso em Portugal e fora de Portugal.

Este curso de Marketing aplicado à área alimentar visa, precisamente, preparar recursos para o setor alimentar, de forma a contribuir para o seu crescimento sustentado.

 

O curso envolve recursos humanos com comprovada formação e profissionais muito experientes no setor, aliando teoria e prática aplicadas.

 

O curso está orientado para profissionais do setor e para pessoas que pretendam ingressar nas atividades empresariais do mesmo.

 

objetivos

O curso foi especialmente desenhado para cumprir os seguintes objetivos:

– Perceber o mercado alimentar em Portugal e os mercados internacionais, as suas dinâmicas e os seus principais desafios.

– Identificar o potencial de desenvolvimento do mercado e a forma de aplicação dos instrumentos de marketing para ser bem-sucedido em relação à concorrência.

– Avaliar casos de estudo para recolher informações sobre caminhos estratégicos de sucesso.

– Munir os alunos dos instrumentos e competências críticas que permitam singrar no mercado.

 

destinatários

Profissionais que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor alimentar e que exerçam ou pretendam exercer funções comerciais ou relacionadas com o mercado, incluindo a comunicação, a distribuição.

A formação é preferencialmente destinada a licenciados em outras áreas que não a do marketing, sendo, também, adequada a profissionais com experiência no setor não detentores de formação superior.

 

coordenadora e formadores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Professor José Albergaria, docente no ISCA-UA, é, também, diretor do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e do Centro de Sondagens da Universidade de Aveiro (CIMAD), recentemente credenciado pela ERC. Foi docente no IPAM e fundador da empresa de estudos de mercado EUROTEST. Chefiou vários projetos internacionais e integrou a ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research Organization.

 

A equipa de formadores é constituída por:

 

Belém Barbosa. Docente de Marketing Digital e afins no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), é diretora do mestrado em Marketing da UA e doutorada em Ciências Empresariais, com especialização em Marketing e Estratégia.

 

Fernando Martins. Regional Europe Manager em empresa multinacional. Professor convidado de Negociação Avançada e Direção Comercial, na pós-graduação de Vendas e Direção Comercial, do IPAM. Ocupou várias posições de Vendas, Marketing e  Após-Venda em diversas empresas nacionais e internacionais: grupo Soauto, SIVA e  Shell Oil Company, entre outas.

 

Joaquim Marques. LProfessor especialista de Marketing e Publicidade no ISCA-UA. Ministra, desde 1986, formação profissional junto de diversas entidades nacionais nas áreas de Marketing Estratégico, Internacional, Serviços, B2B, Planeamento Estratégico, Qualidade nos Serviços, Benchmarking, Gestão Comercial, Clientes, Força de Vendas, Técnicas de Vendas e Comércio Internacional.

 

Pedro Aguiar. Administrador, Vice Presidente Executivo da AH Business, SGPS, SA. Diretor da Academia de Vendas do IPAM e coordenador da pós graduação em Direção Comercial e Trade Marketing. Co-autor do livro Health Care Marketing e do livro Marketing de alimentos para iniciantes – com quem realmente faz marketing.

 

Sérgio Barreto. PhD em Gestão Industrial, com interesse e investigação na área da Localização e Distribuição, foi professor na Universidade dos Açores, de onde transitou para o ISCA-UA.  É responsável por várias disciplinas, destacando-se Gestão de Operações e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Desde sempre ligado ao tecido empresarial, continua a cultivar ativamente esse relacionamento. É membro do CIMAD e do Conselho Científico da UA.

 

Susana Sousa.Sócia-Gerente da Qualiminho. Consultora e formadora em múltiplas instituições na área de Segurança Alimentar, Auditoria de Qualidade, Controlo de Qualidade e Segurança e Saúde no Trabalho. Leciona na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    29 de março a 20 de julho de 2019
  • Horário
    Pós-laboral
    6ª feira: 18:00 às 22:00
    sábados: 9h00 às 13h00 e das 14:30 às 18:30
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 1.280,00€ para inscrições efetivas (pagas) até um mês antes do início da formação
  • Preço
    1.600,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

José Carlos Maximino