Marketing e Vendas de Vinhos

Fundamentação

O vinho é um produto agrícola de enorme relevância económica, social e territorial, cuja promoção e comercialização coloca desafios acrescidos às empresas e aos profissionais. Em 2014, Portugal foi considerado o 6.º maior produtor de vinho, a nível mundial. Contudo, são muitos os fatores da envolvente que colocam exigências cada vez maiores ao setor, influenciam os volumes de vendas e a rentabilidade das empresas:

– a crise económica mundial;

– o aumento da complexidade do mercado, quer pelo surgimento de novos países produtores e pela intensificação da concorrência, quer pela alteração do perfil dos consumidores;

– a diversificação dos canais de distribuição, que tem sendo marcada pelo aumento do poder dos intermediários.

Este contexto torna urgente a adoção de estratégias comerciais e de marketing robustas e eficazes, tanto para o mercado interno e como para os mercados externos, quer nos canais tradicionais, quer nos novos meios, designadamente o digital.

 

Objetivos gerais

Este curso pretende contribuir para o aumento da competitividade das empresas industriais e comerciais do setor vitivinícola, dotando os seus profissionais de conhecimentos e competências comerciais e de marketing adequados ao contexto atual que o setor enfrenta ao nível global.

 

Objetivos específicos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

– Identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado de vinhos a nível nacional e internacional;

– Desenvolver um pensamento crítico face aos mecanismos que as marcas e organizações vitivinícolas utilizam para conquistar os seus clientes;

– Dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais do setor vitivinícola;

– Conceber e adaptar estratégias de comunicação e venda de vinhos a ambientes e contextos organizacionais específicos.

 

Destinatários

Profissionais que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor vitivinícola, quer em empresas produtoras quer em distribuidores, e que exerçam ou pretendam exercer funções comerciais ou relacionadas com o mercado, incluindo a comunicação, a distribuição e venda de vinhos, a nível nacional e internacional. A formação é preferencialmente destinada a licenciados em outras áreas que não a do marketing, sendo, também, adequada a profissionais com experiência no setor não detentores de formação superior.

 

 

Coordenadora e Formadores
A coordenação científico-pedagógica e a formação é da responsabilidade da professora Belém Barbosa, docente de Marketing Digital e afins no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), diretora do mestrado em Marketing da UA e doutorada em Ciências Empresariais, com especialização em Marketing e Estratégia.

 

A equipa de formadores é também constituída por:

 

Agostinho Marques. Estudou gestão de empresas, iniciou-se no setor dos seguros, passou pela industria farmacêutica e, na área dos vinhos, deteve-se, durante 12 anos, na reestruturação de uma grande empresa do Dão (a UDACA). No final, o peso das vendas no mercado internacional era de 70%.

 

António Dias Cardoso. Engenheiro agrónomo e ex diretor geral da Estação Vitivinícola da Beira Litoral. (Anadia). É autor dos livros Tecnologia dos Vinhos Tintos (2005), Tecnologia dos Vinhos Espumantes (2005) e O Vinho – da Uva à Garrafa (2007), que têm sido usados no ensino superior de enologia.

 

Edgardo Pacheco. Jornalista do grupo Cofina. É responsável, no jornal Correio da Manhã, pela área da gastronomia e assina uma rubrica semanal, no suplemento Weekend, do Jornal de Negócios. E participa, regularmente, em júris de concursos de vinhos, azeites e queijos.

 

Francisco Providência. Diretor do programa doutoral em Design da Universidade de Aveiro. Designer premiado no país e no estrangeiro. Fundou o atelier Providência Design, uma plataforma interdisciplinar virada para a investigação em projetos de mediação cultural para a regeneração social.

 

Joaquim Marques. Professor especialista de Marketing e Publicidade no ISCA-UA. Formador nas áreas de Marketing Estratégico, Internacional, Serviços, B2B, Planeamento Estratégico, Qualidade nos Serviços, Benchmarking, Gestão Comercial, Clientes Técnicas de Vendas e Comércio Internacional.

 

José Albergaria. Professor no ISCA-UA e diretor do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e do Centro de Sondagens da UA (CIMAD). Ex-docente no IPAM,  fundou a empresa de estudos de mercado EUROTEST. Chefiou vários projetos internacionais e integrou a ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research Organization.

 

Miguel Ferreira. Licenciado em Direito, advogado desde1998, é cronista do Jornal da Bairrada, onde mantém a rubrica mensal “Bairrada, pel´A Lei do Vinho”, sobre os vinhos e a gastronomia da região. É jurado de concursos de vinhos nacionais e internacionais e membro da “Wine Business Consulting.

 

Paulo Fonseca. Diretor de operações e membro do board do grupo Global Wines, é, também, area manager para África. Licenciado em Gestão, tem uam pós-graduação em Comércio Externo e Marketing Internacional, pela Universidade Politécnica de Madrid, e o MBA Internacional da Católica Porto Business School.

 

Vasco Guerreiro. Diretor geral das empresas Global KPMP (Lisboa), especializada em vinhos, e KPMA (Angola), da área de alimentos e bebidas. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em distribuição moderna (offtrade). Foi responsável de mercado (Amoreiras, Setúbal e Coimbra), comprador (Lisboa) e comprador internacional (Suíça), na Auchan Portugal, durante 15 anos.

 

INSCRIÇÃO EM MÓDULOS INDIVIDUAIS (8 horas cada)

O curso decorrerá aos sábados, uma vez por mês, podendo os formandos frequentar apenas alguns módulos

 

– O vinho, a vinha e a gastronomia (19-01-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Marketing e Consumo de Vinhos (23-02-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Estratégias de Marketing para o sector (23-03-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Enquadramento legal (23-04-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Distribuição e marketing B2B (25-05-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Comunicação aplicada ao setor (29-06-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Internacionalização dos vinhos (20-07-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Técnicas de venda e negociação (28-09-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Gestão da marca e embalagem (23-10-2019) ficha de inscrição: aqui

 

– Venda de vinhos através da internet (23-11-2019) ficha de inscrição: aqui

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    19 de jan. a 23 de nov.'19 | 80H
  • Horário
    Pós-laboral
    Sábados: 9h00-13h00 /14h00-18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% desconto (1.280,00€) para inscrições efetivas (pagas) até 21 de dez.'18

    Preço de cada módulo isolado: 175€
  • Preço
    1.600,00€
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Contacto

José Carlos Maximino