Mindful Self-Compassion (MSC)

Atualmente, estes cursos são organizados apenas na sequência do acompanhamento clínico com a Doutora Sandra Vilarinho.

 

O que é o programa Mindful Self-Compassion

O programa de MSC foi desenvolvido pelos norte-americanos Dr. Christopher K. Germer, especialista na integração de mindfulness com psicoterapia,1 e Dra. Kristin Neff, investigadora pioneira em autocompaixão.2 O programa proporciona o desenvolvimento da resiliência emocional, cultivando a mindfulness (consciência plena ou atenção plena) e a autocompaixão (a capacidade de responder ao sofrimento pessoal).

A mindfulness leva-nos a reconhecer e encarar os nossos pensamentos e sentimentos difíceis (como tristeza, raiva, confusão, inadequação) com um espírito de abertura e curiosidade. A autocompaixão envolve responder a estes pensamentos e sentimentos difíceis com bondade e compreensão, para que nos possamos apaziguar e confortar quando estamos em sofrimento.
A investigação científica tem vindo a mostrar que a autocompaixão aumenta muito o bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade e a depressão.3 Ao tornarmo-nos mais plenamente conscientes e compassivos, sentimos mais leveza e bem-estar na nossa vida quotidiana.

 

A quem se destina

A auto compaixão plenamente consciente pode ser aprendida por qualquer pessoa, já que consiste em evocar repetidamente a boa vontade para connosco próprios, cultivando o mesmo desejo de que todos os seres possam viver livres de sofrimento. A maioria de nós sente compaixão quando um amigo próximo está a passar por dificuldades. E quando somos nós próprios que precisamos de receber a mesma atenção carinhosa? Podemos reorientar a nossa atenção para alguém ─ nós próprios ─ igualmente merecedor de compaixão.

 

O que se aprende no programa

Durante o curso aprendemos a:
– deixar de ser tão duros connosco próprios;
– lidar melhor com emoções difíceis;
– motivar-nos pelo encorajamento em vez de pela crítica depreciativa;
– transformar relacionamentos difíceis, sejam recentes ou antigos;
– praticar mindfulness e auto compaixão na vida quotidiana;
– tornar-nos o nosso melhor professor.

 

 N.B.: Estes cursos não são de formação de formadores, nem de formação de profissionais de saúde, e não conferem competência para ensinar ou aplicar a terceiros os programas  baseados em mindfulness.

 

Cursos:O curso de MSC, de 8 semanas, em grupo, compreende 8 sessões de 3 horas mais um dia intensivo de prática de 4 horas.

Datas: a definir

 

Quem são os Instrutores
José Carlos Lopes é professor na Universidade de Aveiro (UA) desde 1986 e doutorado em Física. Tem trabalhado nos departamentos de saúde da UA desde 2001 e é o membro fundador do Centro de Prática e Estudo de Mindfulness, na UA.1

Completou o Mestrado em Mindfulness-Based Approaches, na Universidade de Bangor, País de Gales, Reino Unido, em 2015 (tendo obtido em 2012 o nível de Diploma de Pós-graduação), com uma tese sobre “Mindfulness-Based Intervention in Cancer Recovery (MBICR) in a Portuguese Population”. Depois de frequentar o programa de MSC na Bélgica em 2013, com C. Germer, K. Neff e C. Brähler, fez o programa de Formação de Professores em 2014 em Bangor, País de Gales, Reino Unido, com C. Germer, K. Neff, S. M. Hickman e M. Becker.
Como instrutor habilitado, consta do International Directory of MBSR Teachers and Programs2 do Center for Mindfulness, Escola de Medicina, Universidade de Massachussets (EUA) e do Teacher and Program Directory3 do Centre for Mindful Self-Compassion (EUA). É membro da American Midfulness Research Association.
Segue as Diretrizes de Boas Práticas no ensino de cursos baseados em mindfulness, definidas pela UK Network for Mindfulness-Based Teachers.
Tem vindo a dar cursos (tanto em grupo como individuais) de:
MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction), para a população em geral e para profissionais de saúde (psiquiatras e outros médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais) dos hospitais do distrito de Aveiro.
MBICR, para pacientes oncológicos dos hospitais do distrito de Aveiro.
MSC, para a população em geral e para pacientes com fibromialgia do hospital de Aveiro.

1 http://mindfulness.web.ua.pt
2 http://w3.umassmed.edu/MBSR/public/searchmember.aspx 3 http://www.centerformsc.org/user/368

 

Sandra Vilarinho é psicóloga clínica, licenciada, mestre e doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Mantém prática clínica desde há 18 anos.
É também terapeuta sexual e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, dedicando-se particularmente às problemáticas do desejo e interesse sexual (mulheres), disfunção erétil e ejaculação prematura (homens) e dificuldades ao nível da comunicação, harmonia e intimidade nos casais.

Como investigadora de pós-doutoramento na Universidade do Porto (Sexlab-CPUP), encontra-se atualmente a estudar o papel de abordagens baseadas na autocompaixão e mindfulness (no âmbito da Terceira Geração na Terapia Cognitivo-Comportamental) em problemas sexuais.

Conjuga a clínica com a investigação, juntamente com um interesse especial pela meditação, cuja prática começou na União Budista Portuguesa em 2003. Fez o treino de instrutora de MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) na Universidade de Bangor (Reino Unido), onde mantém formação e supervisão, seguindo as Diretrizes de Boas Práticas no ensino de cursos baseados em mindfulness, definidas pela UK Network for Mindfulness-Based Teachers.
Inspirada pela prática e pela investigação de K. Neff e C. Germer, tem vindo a dedicar-se de modo consistente e apaixonado ao programa e práticas de atenção plena com autocompaixão. Realizou o programa intensivo MSC (Mindfulness Self-Compassion) com M. Alonso e V. Simón. Mais recentemente, teve o privilégio de ter sido treinada por C. Germer, C. Neff, S. Hickman e M. Becker, estando entre os primeiros portugueses professores treinados para realizar cursos de 8 semanas baseados na atenção plena com compaixão (MSC)1.

1 http://www.centerformsc.org/user/389



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    A definir.
  • Horário
    A definir.
  • Benefícios / Early Bird
    Não aplicável.
  • Preço
    270,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Helena Soares