Mindfulness at work

Que é Mindfulness?
O termo Mindfulness, pode ser traduzido como atenção plena (ou consciência plena), designa uma forma especial de prestar atenção: intencionalmente, ao momento presente, e de forma não julgadora. A importância disto resulta da compreensão de que o presente, agora, é o único momento em que podemos aproveitar a vida: para aprender, para agir, para mudar, para tratar.

 

Que são intervenções baseadas em Mindfulness?
As intervenções baseadas em Mindfulness são programas em que aprendemos a cultivar a capacidade inata de prestar atenção às experiências quando elas acontecem. Tais programas visam ajudar, de forma prática e pragmática, os participantes a lidar melhor com as dificuldades da vida. Tanto os estudos científicos como os relatos dos participantes apontam para uma diversidade de benefícios a nível físico e psicológico.

Há vários programas deste tipo, que integram as antigas práticas e filosofias da Mindfulness, originárias do budismo, com os atuais conhecimentos científicos da psicologia. Tais programas são ensinados de forma inteiramente secular, sem qualquer contexto religioso. A Mindfulness é ensinada através de técnicas de meditação tais como prestar atenção à respiração, e ter consciência do corpo em repouso ou em movimento.

O programa matricial é o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Tipicamente tem a duração de 8 semanas, na modalidade de grupo.

Tanto o MBSR como outros programas afins têm sido aplicados em diversos domínios: em saúde (como adjuvante em condições de dor crónica, psoríase, depressão, câncro, distúrbios alimentares, etc.), nas escolas, e nas empresas.

 

Quais são as características de Mindfulness at Work?
O programa M-at-W é uma versão abreviada do MBSR, incorporando elementos de outros programas como o Mindful Self-Compassion, funcionando em grupo de até uma quinzena de participantes.

Além da prática de exercícios para cultivar a Mindfulness, os participantes aprendem a lidar com o stresse, qualquer que seja a causa deste, e com as dificuldades da vida em geral.

O programa inclui 6 sessões semanais (de 2h e 15 min), em grupo com o instrutor, e conclui com uma sessão mais breve (de 1 h e 30 min), de síntese e balanço.

Nas sessões semanais usam-se elementos didáticos que ajudam a compreender a origem e a natureza das dificuldades, os participantes aprendem os exercícios a ser praticados diariamente durante a semana, havendo períodos em que interagem para discutir as suas experiências.

 

O programa está desenhado para ser realizado no local de trabalho, sem requerer condições especiais de instalações ou de equipamento individual. Também os exercícios diários devem ser feitos em grupo e no local de trabalho.

 

Nota: Antes de se inscrever, a pessoa interessada tem de ter uma entrevista com o instrutor, a fim de esclarecer dúvidas sobre o curso e avaliar se é benéfico fazê-lo nesse momento da sua vida.

 

O que se aprende no programa
Melhorar a atenção e a estar mais focados
Desenvolver a capacidade de lidar melhor com situações de picos de stresse ou de stresse constante
Lidar melhor com emoções difíceis
Desligar de pensamentos negativos
Melhorar a autoconfiança
Motivar-nos pelo encorajamento em vez de pela crítica depreciativa
Desenvolver o sentimento de ligação com os outros
Tornar-nos autónomos a cuidar do nosso bem-estar
A viver a vida mais plenamente

 

Instrutor e coordenador

José Carlos Lopes é professor da Universidade de Aveiro, desde 1986, e doutorado em Física. Trabalhou mais de uma década nas unidades de Saúde da UA.

Fez Mestrado em Mindfulness-Based Approaches no Reino Unido e pertence ao Centro de Prática e Estudo de Mindfulness da UA.

Como instrutor habilitado, consta do International Directory of MBSR.

Teachers and Programs do Center for Mindfulness, Escola de Medicina, Universidade de Massachussets, EUA, bem como do Center for Mindful Self-Compassion.

Entre 2012 e 2016, foi instrutor de 36 cursos em grupo e individuais de programas baseados em mindfulness, envolvendo ao todo mais de 200 participantes.
Daqueles cursos, 23 foram de MBSR, dos quais 7 realizados em hospitais para cerca de meia centena de profissionais de saúde (psiquiatras e outros médicos, enfermeiras, psicólogas e terapeutas ocupacionais).

 

Testemunhos sobre edições anteriores do mesmo instrutor

“Uma aprendizagem para quem quer ou sente a necessidade de viver a vida em plena consciência. Eu aconselho a todos.”, João Pereira (Renault) in Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR (2016).

 

“Um caminho a descobrir e percorrer. Um convite ao compromisso, silêncio e respeito por nós e pelos outros. Acima de tudo, uma âncora para o equilíbrio do corpo e mente.”, Ana Coimbra (UA) in Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR (2016).



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a combinar com a empresa
  • Horário
    a combinar com a empresa
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    155,00€ p/ participante
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

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Contacto

Helena Soares