Automatização em Excel 2016

Fundamentação

Após a execução continuada das funcionalidades das folhas de cálculo, o utilizador interroga-se sobre a possibilidade de automatizar tarefas e  programar novas funcionalidades que respondam mais eficientemente às necessidades específicas de cada tratamento de dados. A automatização surge, assim, na sequência natural do aprofundamento do conhecimento das funcionalidades das folhas de cálculo. Impõe- -se, agora, a  aprendizagem da linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA) e do modelo de objetos do Excel para que o utilizador possa automatizar as funcionalidades da folha de cálculo, ganhando rapidez, simplicidade, eficiência e eficácia no tratamento de dados.

O Excel 2016 e o VBA constituem uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações a que o utilizador recorre para programar novas funções e procedimentos assentes noutras já existentes, de modo a criar novas funcionalidades que automatizam tarefas ou personalizam soluções.

 

Objetivos gerais

Apresentação da linguagem de programação VBA para automatizar, personalizar e estender as funcionalidades do Excel 2016.

Objetivos específicos

Recurso à VBA para definir novas funções e procedimentos que, assentando nas funcionalidades embutidas do Excel 2016, respondem automaticamente às necessidades de cada tratamento de dados.

Destinatários 

Estudantes de cursos do ensino superior para os quais as folhas de cálculo são instrumentos auxiliares de métodos quantitativos de várias disciplinas;

Quadros superiores e intermédios de administração e gestão de organizações privadas e públicas de qualquer dimensão;

Profissionais que pretendam automatizar e estender as funcionalidades do Excel através da programação em VBA .

Coordenadora e Formadora

Adelaide Carvalho-Professora auxiliar convidada, na Universidade Aveiro

PhD in Management Science (Lancaster University), MSc in Computing Science (University of London) , Lic. Economia( Universidade do Porto).

Autora de vários livros de Informática aplicada à Economia e à Gestão (www.fca.pt)

 

.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    18 e 19 de abril de 2018
  • Horário
    manhã: 09h00 - 13h00
    tarde: 14h00 - 18h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% desconto = 144,00€, para quem efetivar (pagar) a inscrição até 18 de março de 2018
  • Preço
    180,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Virgínia Barreirinha Lopes