Tecnologias e Instrumentos Digitais para fins pedagógicos no ensino da matemática

 

Fundamentação

A utilização das tecnologias digitais é considerada um meio eficaz para trabalhar conteúdos académicos com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), possibilitando a criação de ambientes criativos e construtivos onde se podem desenvolver atividades diferenciadas, ajustadas aos perfis destes alunos e de qualidade. Estas tecnologias permitem, ainda, que os alunos com PEA trabalhem de forma autónoma com o computador e com o mínimo suporte possível, ao seu próprio ritmo e de forma ajustada às suas competências, uma vez que estes muitas vezes se sentem desconfortáveis em ambientes sociais, bem como melhoram a capacidade de concentração, os comportamentos sociais, as interações com os colegas e a capacidade de resposta e desempenho

 

Objetivos gerais
1 – capacitar os formandos para a exploração das potencialidades pedagógicas de recursos educativos digitais adequados à promoção do desenvolvimento de competências matemáticas nas crianças com PEA

2 – fomentar a sua utilização como instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem da matemática de crianças e jovens com PEA.

 

Objetivos específicos
1 – Compreender a importância do conteúdo de um perfil neurodesenvolvimental e comportamental das crianças e jovens com PEA e estabelecer prioridades de intervenção no ensino da matemática, com base no mesmo;
2 -Compreender e discutir o potencial das tecnologias da comunicação no apoio e ensino da matemática a alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente com PEA;
3 -Adquirir conhecimento sobre algumas estratégias de intervenção no ensino da matemática, as quais poderão ser aplicadas consoante o perfil específico da criança com PEA a quem se destinam, nomeadamente das áreas onde se encontram as suas dificuldades (maioritariamente nas funções executivas, nos conceitos verbais, na adequação e aplicação de estratégias de resolução de problemas, na perceção visual, na organização e orientação espacial, …);
4 -Compreender como avaliar e selecionar aplicações no âmbito da educação;
5 -Saber como avaliar competências através de novas tecnologias;
6 -Selecionar e adaptar estratégias, materiais pedagógicos e recursos educativos digitais, de acordo com o perfil de competências e de dificuldades da criança com PEA na área da matemática. através de alguns softwares, plataformas digitais e aplicações existentes;
7-Compreender como avaliar e selecionar aplicações no âmbito da educação;
8 – Saber como avaliar competências através de tecnologias digitais;
9 -Selecionar e adaptar estratégias, materiais pedagógicos e recursos educativos digitais, de acordo com o perfil de competências e de dificuldades da criança com PEA na área da matemática, através de alguns softwares, plataformas digitais e aplicações existentes.
digitais e aplicações existentes.

 

Destinatários
Profissionais de educação (pré-escolar, ensino básico  e educação especial) ou saúde e outros agentes (entre os quais familiares) que exerçam funções com crianças com PEA.

 

Coordenadora e Formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Ana Margarida Almeida é doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, UA (2006), sendo atualmente Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da UA, lecionando nos cursos de Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, Mestrado em Comunicação Multimédia, Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e Programa Doutoral em Multimédia em Educação.

A formadora é Cátia Belém (Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças), é Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, licenciada pela Faculdade de Motricidade Humana (UTL), em 2002, faz parte da equipa da Rede Diferenças desde 2007. Avalia e intervém diariamente com um vasto conjunto de crianças jovens com NEE, sobretudo com Perturbação do Espetro do Autismo, exercendo funções no Centro Diferenças—Pólos Aveiro e Espinho e no Centro Comunitário de Desenvolvimento Infantil e Juvenil de Aveiro “Habilitar”.



...a saber
  • Regime
    Presencial (obrigatório trazer tablet)
  • Datas
    a definir
  • Horário
    tarde: 14h30 às 18h30 (1ª sessão)
    tarde: 14:30 às 17:30 (2ª e 3ª sessões)
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    25,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

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Contacto

Carlota Brandão