Turismo e Marketing Territorial

fundamentação

Num mundo crescentemente global, marcado pela forte concorrência entre empresas mas também entre territórios, o turismo tem-se assumido como um dos mais importantes fatores para o aumento da sua competitividade.

Conhecer as potencialidades e debilidades dos territórios e desenvolver estratégias eficazes à luz dos conceitos do marketing territorial, revelam-se hoje instrumentos vitais para o desenvolvimento sustentável.

 

objetivos gerais

Este curso pretende, partindo de casos práticos, contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial e autárquica, e outras, acerca das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e das formas mais adequadas de os planear, dinamizar e divulgar.

 

destinatários

. Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores.

. Empresas: atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial; Público em geral.

 

coordenador

Carlos Costa é professor catedrático e diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), da Universidade de Aveiro. É doutor e mestre em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido) e licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. Desempenha funções de diretor do programa doutoral em Turismo e editor da Revista Turismo & Desenvolvimento. É membro da direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da UA, e, regularmente, membro das equipas de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). É ainda diretor técnico-científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’..

 

formador

Paulo Costa é licenciado em Publicidade, tendo iniciado a sua atividade profissional como gestor de empresas nesta área, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.

 

testemunhos
“É, na nossa perspetiva, fundamental a formação e qualificação transversal de todos os agentes do setor, sendo que a proposta de criação de uma ação de formação específica em “Turismo e Marketing Territorial”, surge-nos como um meio fundamental e determinante do sucesso desta estratégia.”
Pedro Machado, Presidente Turismo Centro Portugal



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir | 18 horas
  • Horário
    9h30 - 12h30
    14:00 - 17h00
  • Benefícios / Early Bird
    152,00€ para inscrições efetivas/ pagas até 1 mês antes do início da formação

  • Preço
    190,00 €
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

José Carlos Maximino