UNAVE com presença no Roadshow Portugal Global

A UNAVE marcou presença no Roadshow Portugal Global, e que teve a sua última sessão no dia 17 de novembro de 2016 em Leiria. O evento focou os temas da colaboração empresarial e a promoção da Cooperação e Coopetição entre as empresas portuguesas como chave para o sucesso nos mercados externos.

 

Este foi o palco onde empresas de Leiria tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências de sucesso na Internacionalização através de Cooperação e Coopetição entre empresas, dando a conhecer diferentes formas estratégicas de abordagem aos mercados externos.

 

Em destaque estiveram quatro mercados de diversificação: EUA, Irão, Colômbia e Reino Unido. Is Diretores da AICEP nestes mercados, Manuel Couto Miranda, Nuno Várzea, Paulo Borges e Miguel Fontoura, apresentaram oportunidades para empresas portuguesas que compitam em setores de alto valor acrescentado.

 

O evento contou com a presença de David E. Hawkins, especialista em cooperação empresarial, que abordou o poder da colaboração empresarial na melhoria da vantagem competitiva das empresas.

David E. Hawkins é promotor ativo dos conceitos de colaboração e desenvolvimento das empresas alargadas através da construção de alianças. É arquiteto do programa CRAFT que criou o BS 11000–Collaborative business relationship managementFramework – e autor técnico do PAS 11000–Padrão de Relacionamento do Negócio Colaborativo, da British Standards Institutions. Atualmente, é docente do Curso de Colaboração Empresarial da UNAVE.

 

Durante a tarde realizou-se um seminário temático dedicado ao tema “Como Avaliar os Potenciais Parceiros e Risco Implicado” conduzido por Bruno Marques, especialista em Gestão da Informação, Conhecimento e Inovação e Mudança e docente do Curso de Colaboração Empresarial da UNAVE, ensina as empresas a fixar critérios para selecionar e avaliar parceiros de negócio.