A UNAVE no programa Sociedade Civil

O presidente da Comissão Executiva da UNAVE, professor José Alberto Fonseca, voltou a estar presente no programa Sociedade Civil, da RTP 2 (episódio 53, a partir de 00:53:35), na terça-feira, 4 de abril, dia da Formação Profissional.

 

No decorrer do debate, o professor José A. Fonseca diz-nos que “A UNAVE, (…) através da formação quer pôr à disposição da sociedade, por um lado aquilo que são os saberes da Universidade de Aveiro e por outro lado, criar um ambiente rico de ligação entre a Universidade e a sociedade. Da sociedade dizem-se as empresas, organizações e instituições, por forma a aproveitar o enorme manancial que existe, colocando-o ao serviços das empresas e das organizações, mas também, aprender com elas, criar ligações entre elementos da academia e elementos das empresas, seja quando estão no papel de formadores, seja quando estão no papel de formandos, até porque os académicos também são frequentemente formandos, e nomeadamente, fazer face aos desafios atuais. Muitas vezes há necessidades, neste momento, que não existiam há uns anos, e que estão bem trabalhadas a nível da Universidade, em áreas muito específicas e em outras áreas onde se faz investigação, e a partir daí penso que é enriquecedor para todos.”

 

O presidente da Comissão Executiva da UNAVE, apresenta-nos, ainda, sob a designação por ele criada “o círculo virtuoso da Formação”, inspirado a partir de outros modelos, em outros níveis. O professor José A. Fonseca, explica que “a formação é uma maneira muito simples de criar networking e ao mesmo tempo transmitir conhecimento. Transmitir conhecimento de uma forma bidirecional, porque quando estamos presentes numa ação de formação, onde se deixa que haja uma interação entre formandos e formadores, cria-se um ambiente extremamente rico do ponto de vista de sinergias e mesmo de relações humanas, que muitas vezes, gera confiança. Permite, por exemplo, dar origem a projetos, de consultoria ou mesmo de investigação, que por sua vez, permitem novos conhecimentos e que depois podem ser transmitidos em termos de formação.”

 

Pode assistir o programa completo aqui.