IT lança plataforma para o desenvolvimento de soluções de mobilidade inteligente em Ílhavo

O IT – Instituto de Telecomunicações, apresenta esta sexta-feira, 7 de julho, os contornos daquilo que será, em breve, uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade inteligente no concelho de Ílhavo.

 

Neste sentido, a UNAVE está a promover a sessão de apresentação do projeto, e que beneficia de uma co-organização entre o IT–Instituto de Telecomunicações, a Câmara Municipal de Ílhavo e a UNAVE/UA.

 

Trata-se do projeto PASMO – Plataforma Aberta para o Desenvolvimento e Experimentação de Soluções para a Mobilidade, cujos propósitos passam por fomentar a investigação e o desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes por parte das empresas que atuam na área da mobilidade (das que desenvolvem serviços e equipamentos para sistemas inteligentes de transportes aos operadores de transportes e telecomunicações passando pelas que se dedicam à monitorização ambiental), a fixação de empresas nacionais e internacionais, o estabelecimento de parcerias e o fortalecimento do tecido empresarial na região. Pretende-se que esta plataforma fique disponível ao longo de vários quilómetros do corredor da A25, bem como nas praias da Barra e da Costa Nova.

 

A apresentação pública do projeto, em que o Município de Ílhavo é parceiro estratégico – e no qual também está envolvida a ASCENDI, concessionária da A25 -, irá decorrer no Cais Criativo da Costa Nova (Ílhavo), a partir das 9h30, na presença do vice-reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Vila Real, de Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, e do secretário técnico do programa Centro 2020, Bernardo Campos.

 

Jorge Pereira, principal scientific officer na União Europeia, proferirá uma palestra intitulada “From CAD to CCAM – Challenges and Opportunities“, seguindo-se um painel, pelas 11h50, cujo tema é “Sistemas inteligentes de transportes e cidades inteligentes: desafios e oportunidades”, com intervenções do presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes, Eduardo Feio, de Jorge Sales Gomes (A-to-B), José Alberto Fonseca (UA/IT), Carlos Sá Carneiro (Portugal Telecom) e Rui Aguiar (UA/IT).

 

Para além disso, o evento contará com a presença de um conjunto de empresas locais participantes, para fazerem network e concentrarem interesses para impactarem o crescimento destas soluções de mobilidade.