Projetos e Parcerias

...os nossos projetos e parceiros

A participação em projetos de investigação em formação ao longo da vida da Comunidade Europeia faz parte da estratégia de inovação da UNAVE.

 

Ao longo dos anos a UNAVE tem participado em vários projetos inseridos no programa Leonardo Da Vinci, o qual tem como objetivo contribuir para a adoção de uma política de formação profissional na União Europeia.

 

• COPÉRNICO-2002/2005
– Objetivo: melhorar a inserção profissional das pessoas com necessidades especiais
– Coordinated by the University of Salamanca, Spain
– Contract nº E/02/B/F/PP-115.806

 

• ECASME-2002/2005
– Objetivo: testar e divulgar de ferramentas baseadas na Internet para aplicação automática de LNA – Levantamento de necessidades de formação nas PME
– Coordinated by the University of Limerick, Ireland
– Procedure B, Second phase: 2000 –2006, Pilot Projects, Language Competences, Transnational Networks, Agreement n° 2002- IRL/02/B/F/PP-119113

 

• LLL Readiness in SMEs (ReadiSME)-2009/2011

– Objetivo: Explorar a questão da “readiness” (prontidão) organizacional em termos de Aprendizagem ao Longo da Vida e as medidas de auxílio a tais organizações para progredirem para um nível de “readiness” (prontidão) que lhes permita abraçar a Aprendizagem ao Longo da Vida
– Coordinated by the University of Limerick, Ireland
– Contract nº LdV:LLP/LdV/TOI/2009/IRL-519

 

• EU-SKILLS4PA – European New Skills for Public Administration-2011/2013
– Objetivo: estudar as novas competências para a Administração Pública e aplicar estas novas necessidades na formação ao longo da vida
– Coordinated by ForSer – Formazione e servizi per la Pubblica Amministrazione—Udine, Itália
Leonardo Da Vinci Partnerships
– Grant Agreement Reference No.: 2011-1-IT1-LEO04-01777

 

• Projeto Ambiente de Aprendizagem de Matemática para Autistas-2016/2017
– Principais objetivos:
1) Promover ações de formação e palestras para docentes, pais e profissionais ligados à educação de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA);
2) Realização de um Congresso Nacional na Universidade de Aveiro sobre o desenvolvimento de uma programação educacional eficaz para alunos com perturbações do espectro do autismo;
3) Construção de dois protótipos com o objetivo de aumentar a motivação pela aprendizagem da matemática.
– projeto desenvolvido pela Linha Temática Geometrix do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro.
– financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

A Unidade Integrada de Formação Continuada da UA (UINFOC) participou nos seguintes projetos:

 

• Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional- 2012/2013
– Objetivo: caracterizar e ouvir os estudantes não-tradicionais da Universidade do Algarve e da Universidade de Aveiro ( Maiores de 23; Estudantes com Necessidades Educativas Especiais; Estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; Estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica) para produzir recomendações no sentido de promover o seu sucesso.
– Coordenador Universidade do Algarve.
– Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PTDC/IVC-PEC/4886/12

 

• COMMITing to the social dimension in universities – 2013/2015
– O estudo pretende:
. Melhorar e reforçar a dimensão social do ensino superior em universidades da Europa;
. Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia global para a promoção e monitorização dos níveis de sucesso no Ensino Superior;
. Incorporar a dimensão social na estratégia e prática de universidades, em particular nos países que tiveram taxas de sucesso abaixo do nível médio no ensino superior em 2011;
. Promover e apoiar um compromisso com a mudança nas universidades da Europa;
. Incorporar a política e a prática de ULLL numa estratégia mais ampla de interação social.
– Coordenador European University Continuing Education Network, University of Graz
– COMMIT Project 539519-LLP-1-2013-BE-ERASMUS-ESIN