Comunicação Empática e Resolução de Conflitos

Objetivos gerais

O Curso Comunicação Empática e Resolução de Conflitos foi desenhado para desenvolver de forma pragmática competências pessoais e sociais com o propósito de capacitar cada participante para identificar e gerir com eficácia necessidades, sentimentos e emoções. Cada um dos participantes vai trabalhar a resolução pacífica de conflitos numa abordagem ativa, experienciando conteúdos e exercícios que desenvolvem uma comunicação assertiva, autêntica e eficaz nas diferentes esferas de atuação, relações interpessoais e trabalho em equipa. Através de ferramentas e processos de Comunicação Não Violenta e de Negociação, os participantes vão evoluir no desenvolvimento e treino aplicado de competências cruciais para a resolução pacífica de conflitos.

 

Objetivos específicos

Esta programa formativo permite a cada participante:

  • Tomar consciência do peso e influência da comunicação na sua vida
  • Desenvolver a autoconsciência: o autoconhecimento e o desempenho na comunicação interpessoal
  • Exercitar a empatia e a assertividade para potenciar a resolução pacífica de conflitos
  • Reconhecer e analisar um conflito, assim como os fatores que o estimulam
  • Analisar os diferentes modos de lidar com um conflito e identificar os mais eficazes
  • Conhecer técnicas e metodologias de resolução pacífica de conflitos
  • Experienciar diferentes situaçõesa resolução pacífica de conflitos
  • Investir e evoluir no desenvolvimento das suas competências de comunicação empática

 

Destinatários

Este programa destina-se a responsáveis pela liderança de organizações, gestores, consultores, educadores e outros profissionais envolvidos diariamente em atividades de gestão de projetos, coordenação de equipas e relacionamento interpessoal. O Curso de Comunicação Empática e Resolução de Conflitos destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências de comunicação, resolução de conflitos e negociação.

 

Coordenadora e Formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Anabela M. Sousa Pereira, doutorada em Psicologia pela Universidade de Hull em Inglaterra. Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro. Os seus interesses são focalizados na Psicologia da Educação na interface com a Psicologia da Saúde. É Diretora do Stresslab (Laboratório de Investigação e Intervenção no stress).

 

A formação é da responsabilidade da Dra. ALEXANDRA ATAÍDE é empreendedora na área do desenvolvimento de competências transversais e formadora em áreas comportamentais como Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos.  Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou inicialmente como jornalista na rádio e televisão, e na área da comunicação organizacional. A sua maior missão é ser mãe e as suas paixões são a capacitação de pessoas e a resolução de problemas em comunidade. Nesse sentido, frequentou diferentes programas de Empreendedorismo Social no IES – Social Business School, onde é formadora e mentora de iniciativas de empreendedorismo social. É doutoranda em Educação, na área da Psicologia da Educação, e está a desenvolver uma investigação-ação com professores para a resolução colaborativa de problemas na escola. É membro da equipa de investigadores do CIDTFF, na Universidade de Aveiro.

 

Colabora em projetos de intervenção social desde os 14 anos e aqueles que mais a marcaram aconteceram no Bairro de Santiago, em Aveiro, em Díli, Timor Leste, e na Sicília, Itália. Tem trabalhado enquanto membro e voluntária em projetos e organizações como as associações de pais APEVECA e APEJAA, o Aveiro SOUP, o TEDxAveiro e a Associação Agora Aveiro. Frequentou diferentes programas de Comunicação Violenta, Resolução de Conflitos e Negociação, com entidades e formadores reconhecidos internacionalmente como Forum For Freedom in Education (Croácia), Marianne Göthlin e Nuno Delicado. Tem capacitado diferentes grupos de profissionais na área da Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos através de diferentes programas formativos desde 2012.

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    23 e 25 de outubro de 2019 | 16 horas
  • Horário
    Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
  • Benefícios / Early Bird
    20% (184,00€) até um mês antes do inicio do curso
  • Preço
    230,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

Virgínia Barreirinha Lopes