Curso de Engenharia de Corrosão e Proteção
Live Training *
Fundamentação
Os estudos realizados em vários países nas últimas décadas apontam para custos associados à corrosão de aproximadamente 2-3% do produto nacional bruto (PNB) de cada país. Parte significativa desse valor poderia ser poupada se fossem adotadas boas práticas de controlo e prevenção da corrosão. No entanto, a corrosão é, ainda hoje e muitas vezes, vista como uma inevitabilidade, desconhecendo-se o progresso técnico-científico já alcançado, bem como a variedade de metodologias disponíveis para o seu combate. Ações de formação como a que se apresenta pretendem suprir lacunas na formação e atualizar os participantes com as descobertas mais recentes e significativas.
Objetivos
– Entender os princípios fundamentais da corrosão metálica;
– Identificar e distinguir as várias formas de corrosão;
– Comparar as vantagens e desvantagens dos vários métodos de proteção anticorrosiva.
Destinatários
Projetistas, inspetores, técnicos e engenheiros responsáveis pela manutenção e controlo da corrosão nas empresas e outros serviços, engenheiros de produção. Setores da energia, água, gás, química, petróleo, transformadora em geral, transportes, etc.
Formador
António Alexandre Bastos, é investigador no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro onde se dedica ao estudo da corrosão, proteção da corrosão e processos eletroquímicos relacionados. Publicou mais de 80 artigos em revistas científicas, e é autor ou co-autor de 140 comunicações em conferências internacionais. É revisor de artigos para 30 revistas científicas. Os seus principais interesses são corrosão, eletroquímica, microeléctrodos e revestimentos protetores.
Testemunhos sobre edições anteriores
“Foi muito interessante permitindo uma visão geral sobre o tema da corrosão, os processos envolvidos e métodos de prevenção. Envolvendo casos práticos da indústria, e dando possíveis soluções para os problemas reais.”, Ana Ferreira
“Muito interessante. Conteúdos desenvolvidos e dirigidos à medida das necessidades do mercado de trabalho.”, Paulo Tavares
* Funcionamento do Live Training