ITIL®4: “ITIL®4 Foundation training in IT service management”
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Fundamentação
O ITIL® é a referência para a gestão de serviços de tecnologias de informação mais usada em todo o mundo. Disponibiliza um conjunto coerente de melhores práticas e é usado por inúmeras organizações e usado por milhões de profissionais.
O ITIL® apoia as organizações a otimizar o valor que obtêm das TI e dos serviços digitais. O ITIL® defende que que os serviços de TI devem estar alinhados com as necessidades do negócio, suportando os seus processos fundamentais.
O ITIL® ajuda a definir a direção das organizações fornecedoras de serviços através de um modelo de capacidades e o seu alinhamento com a estratégia do negócio e as necessidades dos clientes.
O ITIL® inclui um esquema de formação e certificação profissionalmente reconhecido. Este esquema fornece orientações para o estabelecimento de um sistema de gestão de serviços e um glossário comum de termos para as organizações que usam serviços baseados em TI.
O desenvolvimento do ITIL e do standard ISO/IEC 20000 para sistemas de gestão de serviços têm estado interligados e o ITIL® está mapeado oficialmente no standard ISO/IEC 20000 – parte 11, reconhecendo a sua utilidade para viabilizar o cumprimento dos requisitos deste importante standard.
O curso de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITIL® Foundation) transmite uma visão abrangente dos conceitos chave, princípios, dimensões e práticas que estão na base do quadro de referência ITIL®, segundo a nova versão ITIL®4.
Contextualiza a aplicação das melhores práticas descritas no ITIL® no conjunto dos standards e boas práticas relevantes para a gestão de serviços de TI.
O programa do curso inclui todos pontos cobertos no syllabus mais recente do exame de acesso ao ITIL®4 Foundation Certificate.
Este curso utiliza como material de apoio o livro oficial, editado pela Axelos (“ITIL® Foundation, ITIL®4 edition”).
Objetivos específicos
- O curso ITIL®4 Foundation permite aos formandos:
- Compreender como adotar e adaptar na sua organização as melhores práticas para a gestão de serviços de TI descritas no ITIL®.
- Compreender os conceitos chave do ITIL® para a gestão de serviços.
- Compreender a forma como os princípios orientadores do ITIL® podem ajudar uma organização a adaptar e adoptar as recomendações do ITIL® para a gestão de serviços.
- Compreender as quatro dimensões da gestão de serviços segundo o ITIL®.
- Compreender o objectivo e os componentes do sistema de valor de serviço (SVS), as actividades da cadeia de valor de serviço (SVC) e a forma como se interligam.
- Compreender os conceitos chave de melhoria contínua.
- Conhecer as práticas do ITIL®, os objectivos de quinze práticas e detalhe de sete práticas.
- Conhecer as principais características do quadro de referência ITIL® na sua versão 3, edição 2011, e a forma como o ITIL® evoluiu para a versão atual, o ITIL®
- Preparar os participantes para se candidatarem com sucesso ao exame ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management.
Destinatários
- Este curso destina-se a gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de serviços TI.
- Interessa ainda a todos quantos na sua prática profissional estão envolvidos na estratégia, concepção, implementação e disponibilização dos serviços de TI fornecidos na organização, requerendo para tal conhecimento das melhores práticas na gestão de serviços.
- Para todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do quadro de referência ITIL® e atingir níveis de certificação superiores, este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do Foundation Certificate in IT Service Management, que é pré-requisito para os restantes níveis de certificação.
Pré-requisitos:
- Não existem pré-requisitos específicos para este curso, para além da familiaridade com o contexto da gestão de serviços de TI.
- O curso é leccionado em português ou inglês, mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês, para aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos.
- Os slides e a documentação do curso estão escritos em Inglês, e as perguntas do exame de certificação (por escolha múltipla) são em Inglês.
Exame de certificação
O exame é opcional, é realizado individualmente em data a combinar com o Formador. Trata-se de uma certificação com reconhecimento internacional.
Na inscrição o formando opta por fazer ou não a certificação e ao preço de inscrição acresce o valor do exame: 260€ por examinando (opção exame online: 50€ adicionais, 310€ no total).
Coordenação e formador
Cláudia de Sousa e Silva é doutorada pela Universidade de Aveiro em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da unidade de investigação GOVCOPP, com interesses de investigação nas áreas da gestão de projetos, gestão da qualidade e gestão da sustentabilidade nas organizações. É Professora auxiliar convidada no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro e no Departamento de Engenharia Mecânica na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Leciona há vários anos unidades curriculares da área da Gestão de Projetos. Formação em SCRUM Master.
Responsável, em regime de outsourcing, pelas áreas dos Sistemas de Gestão de Qualidade e Gestão de Projetos. Experiência em formação e consultoria nas áreas dos Sistemas de Gestão e Gestão de Projetos em ambiente industrial.
José Ruivo obteve a licenciatura (1980) em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e um MBA – Master in Business Administration (1992) pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Porto Business School) da Universidade do Porto.
Certificações:
- Obteve as certificações máximas em ITIL®, “ITIL® Managers Certificate”, pelo ISEB (Edinburg 2005), a certificação “ITIL® Expert”, pelo EXIN (Londres 2007) e esteve entre os primeiros a certificar-se em ITIL®4, em Novembro de 2018, pela Peoplecert e Axelos, em Manchester.
- Obteve a certificação “ITIL® Managing Professional”, pela Peoplecert (2020).
- É certificado em USM Foundation e acreditado como USM Coach, pela Fundação SURVUZ (The Netherlands, 2021).
- É certificado em FitSM, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, Lean IT e COBIT5.
- Tem uma pós-graduação em Six Sigma (nível black-belt).
- É acreditado internacionalmente pela Peoplecert como formador em ITIL®.
- É acreditado internacionalmente pela APMG como formador FitSM, ISO/IEC 20000 e Lean IT.
Exerce a sua atividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações.
Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria.
Criou e gere atualmente a Qualius, uma empresa de consultoria e formação, especializada em processos em tecnologias de informação.
A Qualius é certificada internacionalmente pela Peoplecert e APMG como organização de formação – ATO – e é Certified Partner da Axelos, proprietária do ITIL®.
Enquanto consultor gere programas de implementação de melhoria de processos em empresas e diversas entidades da administração pública.
Este curso é realizado em parceria com a Qualius
O curso ITIL ®4 Foundation é oferecido pela Qualius, entidade acreditada (ATO) pela Axelos Limited. O ITIL ® é uma marca registada da Axelos Limited. Todos os direitos reservados.
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