coordenadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Doutora Maria João de Miranda Nazaré Loureiro, doutorada em Educação pela Universidade de Mons, Bélgica, e Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Os seus interesses são focalizados na Integração das TIC na Educação, Educação para a Sustentabilidade, Avaliação Educacional e Supervisão de Investigação (em particular em contextos online). Foi professora visitante da UNM (EUA), 2009, e na UNIT (Brasil), 2017. Desde 2013 é colaboradora do ISCED-Huíla (Angola), tendo orientado várias dissertações e lecionado disciplinas de mestrados da instituição e, recentemente, também do doutoramento em Educação. É consultora do grupo de Investigação Pedagogía y Didáctica en la Educación Superior (PYDES), UMNG (Colombia).
formadora
A formação é da responsabilidade da Dra. Alexandra Ataíde, cofundadora e coordenadora da TO BE DO (2013), fundadora do Ground_up (2018) e da Sala Comum (2024), tem construído o seu percurso nas áreas da Educação e Psicologia da Educação, Inovação Social, Participação Cívica e Comunicação. A TO BE DO é uma iniciativa que acelera o desenvolvimento de competências transversais, especialmente nas áreas da Comunicação, Liderança e Colaboração, em empresas, universidades e escolas. O Ground_up nasce no âmbito de um doutoramento e da mentoria do IES-SBS, e promove processos participativos com os professores para a Resolução Colaborativa de Problemas complexos na Escola. A Sala Comum centra-se na criação de contextos de aprendizagem participativa com jovens e professores nas áreas de Oratória, Participação e Resolução Colaborativa de Problemas.
Doutorada em Educação, com especialização em Psicologia da Educação, pela Universidade de Aveiro (UA), e licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, completou diferentes programas de Empreendedorismo Social pela IES-Social Business School/INSEAD. Tendo começado a trabalhar como jornalista na rádio e televisão e como gestora de comunicação, dedicou os últimos 12 anos à criação e gestão de projetos, assim como à formação em áreas comportamentais como Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos, Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Comunicação de Ciência em Público.
Entre 2022 e 2024, colaborou como investigadora no Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P), no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Território, UA, trabalhando em distintos projetos participativos, nomeadamente o LABIC Aveiro - Laboratório de Cidadania Intercultural. Comprometida com o envolvimento cívico e interessada no desenvolvimento de práticas que aprofundem a participação dos cidadãos, em 2023 cofundou a Casa da Participação, uma organização dedicada à inovação cívica e ao fortalecimento do envolvimento dos cidadãos na comunidade e nos processos de decisão política.
Desde os 14 anos que faz parte de equipas e projetos nacionais e internacionais de intervenção social e participação cívica. Os projetos que mais a transformaram foram nas áreas da educação, cooperação e da inclusão, com crianças e jovens no Bairro de Santiago, em Aveiro (Portugal), em Díli (Timor-Leste), e com pessoas refugiadas na Sicília (Itália). Nos últimos 15 anos, tem integrado diversas organizações sociais e iniciativas cívicas, como a Agora Aveiro, TEDxAveiro, associações de pais APEVECA e APEJAA. Durante a pandemia da COVID-19, integrou a coordenação do coletivo cívico Vizinhos de Aveiro e coordenou o laboratório cívico municipal Cidadania Lab.
Data de início e fim:
De 14-10-2025 a 23-10-2025
Regime:
Laboral e Pós-laboral
Duração:
16 horas
Horário:
terças e quintas-feiras das 17h30 às 21h30
Benefícios / Early Bird:
10% de desconto = 238,50€, para quem efetivar (pagar) até 15 dias antes do início da formação - 30 de setembro 2025
Preço:
265.00 €
Contacto: virginiablopes@ua.pt