Indústria 5.0

Fundamentação

A Indústria 5.0 pode ser definida como a etapa mais recente da evolução industrial, onde a colaboração entre as pessoas e as máquinas atinge um novo patamar. A era da Indústria 5.0 integra as capacidades humanas e tecnológicas para criar um ambiente de produção mais eficiente, personalizado e sustentável. A transição para a Indústria 5.0 é marcada pela colaboração entre humanos e máquinas inteligentes. Diferente da Indústria 4.0, que se concentrou na automação e na conetividade digital, a Indústria 5.0 enfatiza a sinergia entre o trabalho humano e as capacidades da inteligência artificial. Deste modo, o conhecimento da indústria 5.0 é sem dúvida uma aposta atual e de futuro para o desenvolvimento industrial e competitividade das empresas.

Conteúdos programáticos
1. Conceito: Interação humano máquina. A indústria focada nas pessoas.
2. Transformação digital. Visão integradora da indústria 5.0.
3. Digitalização. Implicações da Indústria 5.0 no trabalho.
4. Centralidade humana para a sustentabilidade e resiliência na produção.
5. Tecnologias inteligentes e redes inteligentes.
6 .Aplicação da Indústria 5.0 a partir da 4.0. E-recrutamento.

Objetivos

O curso tem como objetivo introduzir e aperfeiçoar conhecimentos na área da Indústria 5.0 para melhorar a qualificação profissional dos formandos, mais especificamente, a compreensão do papel das pessoas, tecnologia e sustentabilidade no âmbito da Indústria 5.0.

Coordenador e Formador

Indústria 5.0

Paulo Davim, doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (1997). Agregado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra (2005). Professor Catedrático na Universidade de Aveiro. Tem interesses de investigação na área da maquinagem, produção e engenharia mecânica http://machining.web.ua.pt/pers-davim.htm .

 

Indústria 5.0

Indústria 5.0

Data de início e fim:

Data a determinar

Duração:

80 horas

Preço:

350.00 €