2011-12-13
Duração do Projeto
14.12.2009 - 13.12.2011
Situação Existente e Objetivos do Projeto
Os resultados de uma vasta gama de projetos, estudos e discussões com representantes de PMEs e consultores mostram que a situação de muitas PMEs, especialmente nos novos Estados-Membros, como a Roménia e a Hungria, é bastante precária. A principal causa desta situação é a falta de competências e aptidões em diversos domínios. Os processos de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) e as estratégias estruturadas para a mudança e inovação, essenciais para melhorar esta situação, estão amplamente ausentes em muitas PMEs europeias. Para ajudar a resolver esta questão, são ainda necessários esforços significativos a nível europeu para aumentar a consciencialização e fornecer conceitos e instrumentos comprovados a gestores de PMEs, consultores e outros prestadores de serviços.
O projeto proposto tem como base a divulgação e valorização de boas práticas e dos resultados de projetos nacionais e internacionais bem-sucedidos, como os do programa Leonardo e de e-learning dos últimos anos, incluindo o trabalho realizado por redes nacionais e europeias, como a alemã D-ELAN, a irlandesa Skillsnets e a Aqua TT. O objetivo é desenvolver e melhorar as estratégias e diretrizes de aprendizagem ao longo da vida para as PME.
Um fator-chave para a implementação de estratégias e conceitos de aprendizagem ao longo da vida nas PMEs e noutras organizações, e que tem sido largamente negligenciado até agora, é a análise do "grau de preparação para a aprendizagem ao longo da vida" das organizações em causa.
A omissão desta “preparação” foi identificada no projeto SIMPEL como uma das principais razões para o sucesso limitado das estratégias de e-learning e ALV na criação de sustentabilidade.
O projeto aqui proposto centrou-se em métodos para estabelecer graus de preparação para a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) nas PME e numa abordagem passo-a-passo para implementar a ALV de acordo com diferentes níveis de preparação, ao mesmo tempo que trabalha para alcançar níveis mais elevados de preparação. Em combinação com os modelos e diretrizes desenvolvidos pelo projeto SIMPEL, coordenado pelo IAT, as experiências de melhores práticas em preparação foram divulgadas e valorizadas em workshops regionais, nacionais e europeus e em discussões com especialistas.
Atividades do Projeto