Life Long Learning Readiness in SMEs / ReadiSME

2011-12-13

 Duração do Projeto

14.12.2009 - 13.12.2011

 

 Situação Existente e Objetivos do Projeto

Os resultados de uma vasta gama de projetos, estudos e discussões com representantes de PMEs e consultores mostram que a situação de muitas PMEs, especialmente nos novos Estados-Membros, como a Roménia e a Hungria, é bastante precária. A principal causa desta situação é a falta de competências e aptidões em diversos domínios. Os processos de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) e as estratégias estruturadas para a mudança e inovação, essenciais para melhorar esta situação, estão amplamente ausentes em muitas PMEs europeias. Para ajudar a resolver esta questão, são ainda necessários esforços significativos a nível europeu para aumentar a consciencialização e fornecer conceitos e instrumentos comprovados a gestores de PMEs, consultores e outros prestadores de serviços.

O projeto proposto tem como base a divulgação e valorização de boas práticas e dos resultados de projetos nacionais e internacionais bem-sucedidos, como os do programa Leonardo e de e-learning dos últimos anos, incluindo o trabalho realizado por redes nacionais e europeias, como a alemã D-ELAN, a irlandesa Skillsnets e a Aqua TT. O objetivo é desenvolver e melhorar as estratégias e diretrizes de aprendizagem ao longo da vida para as PME.

Um fator-chave para a implementação de estratégias e conceitos de aprendizagem ao longo da vida nas PMEs e noutras organizações, e que tem sido largamente negligenciado até agora, é a análise do "grau de preparação para a aprendizagem ao longo da vida" das organizações em causa.

A omissão desta “preparação” foi identificada no projeto SIMPEL como uma das principais razões para o sucesso limitado das estratégias de e-learning e ALV na criação de sustentabilidade.

O projeto aqui proposto centrou-se em métodos para estabelecer graus de preparação para a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) nas PME e numa abordagem passo-a-passo para implementar a ALV de acordo com diferentes níveis de preparação, ao mesmo tempo que trabalha para alcançar níveis mais elevados de preparação. Em combinação com os modelos e diretrizes desenvolvidos pelo projeto SIMPEL, coordenado pelo IAT, as experiências de melhores práticas em preparação foram divulgadas e valorizadas em workshops regionais, nacionais e europeus e em discussões com especialistas. 

 

Atividades do Projeto

  • Desenvolver um quadro de referência para a preparação para a ALV
  • Identificar e rever projetos, métodos e literatura relevantes (relativamente à prontidão para e-learning e às barreiras ao e-learning nas PME)
  • Realizar entrevistas com coordenadores de projetos
  • Realizar um inquérito junto de empresas sobre a preparação para ALV e as medidas necessárias para apoiar essa preparação
  • Identificar potenciais ferramentas e tecnologias de aprendizagem para e-learning, como plataformas de aprendizagem, web 2.0 e plataformas móveis
  • Reportar as conclusões e melhorar o quadro de referência com base nessas conclusões
  • Recomendações para a introdução e manutenção bem-sucedida da ALV nas PME
  • Workshops com empresas e uma conferência europeia para divulgar e valorizar as conclusões.