
Falar em Público & Técnicas de Apresentação
Fundamentação
São numerosos os estudos que assinalam o medo de falar em público como um dos maiores medos. Aquele medo aliado à falta de desenvolvimento das competências de oratória impactam negativamente o desempenho, profissional ou académico, de cada um, e até mesmo a vida social como um todo. De facto, o sucesso de um projeto, produto ou serviço, ou mesmo de uma organização, está intimamente relacionado com uma comunicação eficaz. Deste modo, aprender a comunicar em público de forma clara e acessível é fundamental, e não é só para alguns, é para todos. Quando o desafio é comunicar em público, o orador deve estar preparado e aproveitar cada oportunidade.
O Curso Falar em Público e Técnicas de Apresentação é um programa que desenvolve de forma eficaz competências pessoais e sociais, de comunicação e oratória, e cria as condições necessárias para que cada um dos participantes evolua e experiencie um processo de aprendizagem memorável, divertido e disruptivo.
No decorrer deste curso, os participantes irão descobrir as respostas para as mais diversas perguntas: Como planear uma apresentação de forma eficaz? Como começar e concluir uma apresentação? Que técnicas de apresentação aplicar e como usar as ferramentas de apoio às apresentações? Como gerir o medo de falar em público? Como gerir as emoções e adequar a comunicação não verbal? Como contar histórias? Como comunicar em diferentes contextos e para diferentes audiências? Como chegar à minha audiência com sucesso?
Objetivos Gerais
Este programa permite a cada participante:
- Conhecer e aplicar as técnicas e ferramentas mais adequadas para a realização de uma apresentação;
- Treinar e desenvolver competências de comunicação e, mais concretamente, de retórica e oratória;
- Aprender sobre a estrutura, o foco e a presença numa apresentação;
- Desenvolver capacidades para expressar-se com clareza;
- Adequar técnicas de apresentação a diferentes contextos, audiências e temas;
- Perceber as diferentes formas de retenção de informação e de conexão com a audiência;
- Aprender e aplicar boas práticas de comunicação não verbal;
- Desenvolver a capacidade de contar histórias em apresentações profissionais;
- Identificar estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público;
- Compreender a importância das boas práticas de comunicar em público e a influência desta no desempenho profissional.
Destinatários
Os participantes do Curso Falar em Público e Técnicas de Apresentação têm sido executivos, gestores, empreendedores, assim como docentes, investigadores, consultores, formadores, e outros profissionais envolvidos diariamente em atividades de comunicação em público. Este curso destina-se a todos aqueles que queiram desenvolver competências de comunicação, nomeadamente aqueles que ocupam papéis de liderança, funções de gestão de organizações, projetos e de coordenação de equipas. Curso acreditado pelo CCPFC/ACC-102536/19, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Coordenadora e Formadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Doutora Maria João de Miranda Nazaré Loureiro, doutorada em Educação pela Universidade de Mons, Bélgica, e Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Os seus interesses são focalizados na Integração das TIC na Educação, Educação para a Sustentabilidade, Avaliação Educacional e Supervisão de Investigação (em particular em contextos online). Foi professora visitante da UNM (EUA), 2009, e na UNIT (Brasil), 2017. Desde 2013 é colaboradora do ISCED-Huíla (Angola), tendo orientado várias dissertações e lecionado disciplinas de mestrados da instituição e, recentemente, também do doutoramento em Educação. É consultora do grupo de Investigação “Pedagogía y Didáctica en la Educación Superior” (PYDES), UMNG (Colombia).
A formação é da responsabilidade da Dra. Alexandra Ataíde, cofundadora e coordenadora da TO BE DO (2013), fundadora do Ground_up (2018) e da Sala Comum (2024), tem construído o seu percurso nas áreas da Educação e Psicologia da Educação, Inovação Social, Participação Cívica e Comunicação. A TO BE DO é uma iniciativa que acelera o desenvolvimento de competências transversais, especialmente nas áreas da Comunicação, Liderança e Colaboração, em empresas, universidades e escolas. O Ground_up nasce no âmbito de um doutoramento e da mentoria do IES-SBS, e promove processos participativos com os professores para a Resolução Colaborativa de Problemas complexos na Escola. A Sala Comum centra-se na criação de contextos de aprendizagem participativa com jovens e professores nas áreas de Oratória, Participação e Resolução Colaborativa de Problemas.
Doutorada em Educação, com especialização em Psicologia da Educação, pela Universidade de Aveiro (UA), e licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, completou diferentes programas de Empreendedorismo Social pela IES-Social Business School/INSEAD. Tendo começado a trabalhar como jornalista na rádio e televisão e como gestora de comunicação, dedicou os últimos 12 anos à criação e gestão de projetos, assim como à formação em áreas comportamentais como Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos, Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Comunicação de Ciência em Público.
Entre 2022 e 2024, colaborou como investigadora no Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P), no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Território, UA, trabalhando em distintos projetos participativos, nomeadamente o LABIC Aveiro – Laboratório de Cidadania Intercultural. Comprometida com o envolvimento cívico e interessada no desenvolvimento de práticas que aprofundem a participação dos cidadãos, em 2023 cofundou a Casa da Participação, uma organização dedicada à inovação cívica e ao fortalecimento do envolvimento dos cidadãos na comunidade e nos processos de decisão política.
Desde os 14 anos que faz parte de equipas e projetos nacionais e internacionais de intervenção social e participação cívica. Os projetos que mais a transformaram foram nas áreas da educação, cooperação e da inclusão, com crianças e jovens no Bairro de Santiago, em Aveiro (Portugal), em Díli (Timor-Leste), e com pessoas refugiadas na Sicília (Itália). Nos últimos 15 anos, tem integrado diversas organizações sociais e iniciativas cívicas, como a Agora Aveiro, TEDxAveiro, associações de pais APEVECA e APEJAA. Durante a pandemia da COVID-19, integrou a coordenação do coletivo cívico Vizinhos de Aveiro e coordenou o laboratório cívico municipal Cidadania Lab.
Testemunhos
«Este curso superou as minhas expetativas. Foi muito objetivo e prático. Deu-nos ferramentas que podemos pôr em prática no dia a dia. A Alexandra é uma excelente comunicadora que consegue transmitir o seu saber com muita clareza. Recomendo vivamente.» – Rosário Carvalho, economista
«Este curso proporcionou-me a noção clara das minhas competências de Comunicação e dos pontos a melhorar. Surpreendeu-me a organização e a dinâmica da formação, assim como a capacidade da formadora em cativar e manter os formandos atentos e empenhados.» – André Matos, comercial, Hilti
«Valeu muito a pena. O curso está extremamente bem estruturado. Praticamos muito, num ambiente muito acolhedor e estimulante. Tem cooperação, tem humor, tem conhecimento, tem muita técnica. Culpa da Alexandra, excelente profissional. O meu muito obrigada.» – Vânia Amaral, psicóloga
«Valeu verdadeiramente a pena. A aprendizagem foi muito profunda, profícua e muito dinâmica.»
– João Vitória, administrador, Vitorium SL
«Quero referir que foi uma excelente experiência, valeu a pena tanto a nível pessoal como a nível profissional. Destaco a condução da formação pela parte da Dra. Alexandra Ataíde, foi excelente na capacidade de reter a nossa atenção e envolvimento. O material que nos foi facultado é mais um ponto positivo, pois serve para que possamos continuar mais facilmente a evoluir nos conteúdos lecionados. Recomendo esta formação pela qualidade da mesma. Parabéns.» – Marco Coutinho Martins, administrador Arestalfer
«Luz, Câmara, ação.” E assim se passaram quatro maravilhosas sessões, sempre com o desejo que venha a próxima. Grupo espetacular, formadora 5 estrelas. Posso afirmar que adquiri um canivete suíço de como falar em público.» – Renato Moedas, gestor de clientes
«O curso está muito bem estruturado e a formadora é alguém muito bem preparada e principalmente apaixonada pelo que faz. Nunca pensei que poderia evoluir e aprender tanto em tão poucas horas.
E mais do que a aprendizagem, consegui, com a ajuda de um conjunto de colegas fantásticos e de uma excelente formadora, superar um dos grandes “medos” da minha vida – Falar em público.» – Nelson Lopes, administrador executivo Mercado Abastecedor de Coimbra