Falar em Público & Técnicas de Apresentação
Fundamentação
A experiência na preparação de vários grupos de oradores e de diferentes formações de Comunicação, assim como o feedback que os participantes nos vão dando, mostram-nos que este curso tem um impacto forte na vida, e mais concretamente, no desempenho profissional, dos nossos formandos. O Curso Falar em Público & Técnicas de Apresentação é um programa que acelera competências de comunicação e cria as condições necessárias para que cada um dos participantes experiencie um processo de aprendizagem e evolução memorável, divertido e disruptivo.
Objetivos gerais do curso
Este programa permite a cada participante:
- Aprender e aplicar as técnicas e ferramentas mais adequadas para a conceção e realização de uma apresentação;
- Treinar e desenvolver competências de Comunicação e, mais concretamente, de oratória;
- Aprender a expressar-se com clareza e a adequar técnicas de apresentação a diferentes contextos, audiências e temas;
- Perceber as diferentes formas de retenção do conhecimento e de conexão com a audiência;
- Conhecer e aplicar boas práticas de Comunicação Não Verbal;
- Aprender sobre a estrutura, o foco e a presença numa apresentação;
- Desenvolver a capacidade de contar histórias em apresentações profissionais;
- Identificar estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público;
- Compreender a importância das boas práticas de apresentação e a sua influência no seu desempenho profissional.
Destinatários
Este curso destina-se a todos aqueles que ocupam papéis de liderança, funções de gestão de organizações, projetos e de coordenação de equipas. Os participantes do Curso Falar em Público & Técnicas de Apresentação têm sido executivos, gestores, empreendedores, assim como docentes, investigadores, consultores, formadores, e outros profissionais envolvidos diariamente em atividades de comunicação em público. Curso acreditado pelo CCPFC/ACC-102536/19, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Coordenadora e Formador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Doutora Maria João de Miranda Nazaré Loureiro, doutorada em Educação pela Universidade de Mons, Bélgica, e Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Os seus interesses são focalizados na Integração das TIC na Educação, Educação para a Sustentabilidade, Avaliação Educacional e Supervisão de Investigação (em particular em contextos online). Foi professora visitante da UNM (EUA), 2009, e na UNIT (Brasil), 2017. Desde 2013 é colaboradora do ISCED-Huíla (Angola), tendo orientado várias dissertações e lecionado disciplinas de mestrados da instituição e, recentemente, também do doutoramento em Educação. É consultora do grupo de Investigação “Pedagogía y Didáctica en la Educación Superior” (PYDES), UMNG (Colombia).
A formação é da responsabilidade da Dra. Alexandra Ataíde.
é cofundadora e coordenadora da Casa da Participação, uma associação centrada na inovação cívica e na qualificação da participação cidadã. É investigadora no Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P) e no CIDTFF, na Universidade de Aveiro. Doutorada em Educação, Psicologia da Educação, desenvolveu uma investigação-ação com os professores na área da resolução colaborativa de problemas complexos na escola. Em 2018, no âmbito daquela investigação, criou o Ground_up, uma iniciativa de inovação social na Educação que nasce num contexto que une investigação científica e a mentoria do IES-SBS. É membro da ESLIDER – Associação Portuguesa para a Inovação Social.
Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou inicialmente como jornalista na rádio e televisão, e posteriormente como gestora de comunicação. Há 12 anos criou a TO BE DO, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências transversais nas organizações, academias e escolas, e desde então tem desempenhado funções de gestora de projetos e formadora em áreas comportamentais como Comunicação em Público e Técnicas de Apresentação, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas.
Desde os 14 anos que integra equipas e projetos de intervenção social e cívica, nacionais e internacionais. Os projetos que mais a transformaram, foram com crianças e jovens, no Bairro de Santiago, Aveiro, através da Câmara Municipal de Aveiro e Florinhas do Vouga, em Díli, Timor-Leste, com a ONGD Leigos para o Desenvolvimento, com a comunidade na Agora Aveiro, e com pessoas refugiadas na Sicília, Itália. Nos últimos 14 anos integrou diversas organizações sociais, como a Agora Aveiro e as associações de pais APEVECA e APEJAA. No início da pandemia COVID-19 cofundou o coletivo cívico Vizinhos de Aveiro e coordenou o Cidadania Lab, tendo sido igualmente colaboradora no coletivo Futuros Alternativos. Na organização de conferências e eventos, destacam-se a criação e coordenação do projeto Ciência Pró Bar e a colaboração em vários eventos TEDxAveiro e no TEDxYouth@Aveiro, nas valências da comunicação, social e educação, assim como na equipa de preparação de oradores. A sua maior missão é ser mãe e as suas grandes paixões são a educação, a inovação social e a resolução de problemas complexos com a comunidade.
Testemunhos
“Foi uma viagem intensa e muito enriquecedora em que os nossos obstáculos e medos se transformaram em aprendizagem, conhecimento, partilha e evolução. Um gigantesco bem-haja à Alexandra que nos proporcionou esta experiência de forma tão apaixonante! Obrigada por tudo.” Daisy Tavares
“Excelente!!! Confirmou as minhas suspeitas sobre a importância do treino para melhorar de qualquer apresentação. E as técnicas de apresentação, o saber, o aprender a lidar com o medo; o aprender a organizar a nossa apresentação, o saber lidar com tudo isto. Muito bom.” António Henriques dos Santos
“O curso está muito bem estruturado e a formadora é alguém muito bem preparada e principalmente apaixonada pelo que faz. Nunca pensei que poderia evoluir e aprender tanto em tão poucas horas.
E mais do que a aprendizagem, consegui, com a ajuda de um conjunto de colegas fantásticos e de uma excelente formadora, superar um dos grandes “medos” da minha vida – Falar em público. Nelson Lopes Administrador Executivo do Mercado Abastecedor de Coimbra
“Luz, Câmara, ação.” E assim se passaram quatro maravilhosas sessões, sempre com o desejo que venha a próxima. Grupo espetacular, formadora 5 estrelas. Posso afirmar que adquiri um canivete suíço de como falar em público. A grande mensagem é nada se consegue sem trabalho. “ Renato Moedas Gestor de Clientes
“O curso “Falar em Publico e Técnicas de apresentação” foi para mim muito positivo e gratificante. Reconheço que saber falar em publico, é de uma dimensão transversal a todos os profissionais e a todas as áreas de conhecimento. Apenas com 16h, vejo que muito melhorei a minha “performance”, comecei de braços caídos e a olhar apenas para um ponto, e acabei com os braços bem colocados e a falar olhando para todos os colegas na sala.
A formadora Alexandra com a sua garra e sabedoria, conseguiu motivar todos os elementos do curso, gerando uma dinâmica de grupo exceptional. ” Conceição Teixeira – Contabilista
“Este curso proporcionou-me a noção clara das minhas competências de Comunicação e dos pontos a melhorar. Surpreendeu-me a organização e a dinâmica da formação, assim como a capacidade da formadora em cativar e manter os formandos atentos e empenhados.” André Matos, Comercial em empresa na área da Construção Civil (Hilti)
“Valeu verdadeiramente a pena. A aprendizagem foi muito profunda, profícua e muito dinâmica.”João Vitória, Administrador de organização no sector Engenharia Mecânica e Náutica (Vitorium SL)
“O curso em duas frases: incentivar a gostar do desafio e aprendizagem constante.” João Jungo, Economista
“Quero referir que foi uma excelente experiência, valeu a pena tanto a nível pessoal como a nível pro-fissional. Destaco a condução da formação pela parte da Dra. Alexandra Ataíde, foi excelente na ca-pacidade de reter a nossa atenção e envolvimento. O material que nos foi facultado é mais um ponto positivo, pois serve para que possamos continuar mais facilmente a evoluir nos conteúdos leciona-dos. Recomendo esta formação pela qualidade da mesma. Parabéns.” Marco Coutinho Martins, Administrador empresa de Metalomecânica (Arestalfer)