Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”
fundamentação
Este curso pretende discutir em profundidade alguns dos pressupostos subjacentes ao trabalho de investigação aplicado às Ciências Sociais e Humanas. Embora pretendamos explicitar as etapas dos processos de investigação qualitativa e suas inter-relações, iremos focar nos procedimentos da análise qualitativa, com vista ao desenvolvimento de um projeto de investigação de qualidade. Sendo um curso avançado, espera-se que os participantes tenham alguma base teórica na área de metodologia científica. Deste modo, este curso irá constituir um espaço de contacto crítico, com a apresentação e prática de diferentes procedimentos de análise qualitativa no contexto da utilização integrada do software webQDA.
Por compreendermos que a aprendizagem da análise qualitativa com ou sem apoio de uma ferramenta tecnológica necessita de experiências práticas que tenham começo, meio e fim, neste curso teremos análise integrada e completa. Este caráter prático pretende ajudar os participantes a responderem às seguintes questões:
. Como harmonizar os problemas de investigação e análise dos dados?
. Quais as articulações entre as várias fases metodológicas, como a análise de dados e a escrita de resultados?
. Com que ferramenta de apoio poderei analisar os dados de que disponho?
. Como organizar a análise para chegar a resultados úteis?
. Como interpretar resultados de investigação? Suas limitações e potencialidades?
Este curso oferece assim uma introdução (revisão) aos métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais e Humanas, cuja compreensão e utilização permitirá aos investigadores analisar e entender resultados obtidos na investigação, bem como gerar a sua própria análise de dados nos campos que resultem dos seus interesses. Partindo da reflexão sobre diferentes abordagens de investigação, importa discutir essas abordagens e refletir, tão profundamente quanto possível, acerca das suas implicações para a investigação que se pretende realizar. Por outro lado, irá ser proporcionada a oportunidade de aprofundar a utilização integral do webQDA para análise dos dados reais de forma completa. Espera-se que a proposta deste curso contribua para a formação técnica, científica e humana dos participantes. Espera-se também que os participantes sejam capazes de construir um projeto ou produzir um artigo científico, com a profundidade possível até 6 semanas, no sentido de utilizarem todo o conhecimento teórico, entretanto construído, bem como as técnicas e ferramentas de análise necessárias para responder às questões de investigação.
objetivos gerais
– Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a apreciação e construção de trabalhos científicos de natureza qualitativa.
– Conhecer instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam identificar, observar e compreender problemas com os quais se confronta o investigador em contextos aplicados, assim como apresentar e concretizar propostas de resolução adequadas, incluindo a adoção e/ ou construção de instrumentos de investigação.
– Aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, obtenção, tratamento e análise de dados, bem como sobre a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área de estudo.
destinatários
Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo, das ciências humanos e sociais
pré-requisitos
Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo … etc).
Ter uma licença ativa de pelo menos 90 dias
coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de António Pedro Costa investigador principal e coordenador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org), da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org) e do QUAL4Business (qual4b.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos. É membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
O formador é Fábio Freitas doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É investigador e formador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.webqda.net) e que tem publicado, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, assim como capítulos de livros. Leciona no Politécnico de Leiria (Portugal) sendo membro da Comissão Coordenadora do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e da World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info). É editor coordenador da New Trends in Qualitativer Research (NTQR), publicação dedicada à promoção e divulgação de textos científicos originais em investigação qualitativa. As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa, com destaque no processo de (auto)aprendizagem dos Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS), mais especificamente do webQDA.
testemunho do formador
“Este curso permite compreender a importância da utilização de um software de análise qualitativa de dados, em projetos de investigação em diferentes áreas. Permite conhecer o software de análise qualitativa webQDA, exemplificando a organização e potencialidades do programa, suas ações e funções, sistemas de fontes, codificação e questionamento.
É abordada a importância de questionar para extrair do webQDA as informações de que se necessita, o significado das análises efetuadas e dos resultados obtidos, a consistência da codificação ao longo da análise dos dados.
Com este curso, os participantes irão aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, tratamento e análise de dados e utilizar o webQDA para responder às suas questões de investigação de forma criativa e metodologicamente fundamentada.”, António Pedro Costa
testemunho de formando
“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho