
Curso de Francês para Hotelaria e Restauração
Fundamentação
O Curso de Formação de Francês para fins específicos–Hotelaria e Restauração, de nível A2-elementar do QECR, é destinado a profissionais ou a interessados que visam exercer funções nestas áreas.
Objetivos gerais
Pretende-se que os formandos sejam capazes de:
– contactar diretamente, oralmente ou por escrito, com uma clientela francófona.
– compreender textos escritos no contexto da hotelaria e/ou restauração (avisos, emails, guias turísticos, etc.);
– produzir textos escritos no contexto da hotelaria e/ou restauração (avisos, emails, mensagens, etc.).
Objetivos específicos
Os formandos devem ser capazes de:
– receber o cliente, usando os atos de fala adequados às situações de comunicação; – informar o cliente sobre as normas de funcionamento do estabelecimento;
– informar o cliente sobre situações relacionadas com o turismo;
– responder a perguntas colocadas pelos clientes;
– propor novas ofertas;
– comunicar ao telefone;
– comunicar por email.
Destinatários
Profissionais e interessados em Hotelaria e Restauração.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de francês.
Coordenadora e Formadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Maria Eugénia Tavares Pereira , do Departamento de Línguas e Culturas da UA. Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, tendo-se doutorada em Literatura francesa neste mesma instituição, sob orientação de um docente da Sorbonne. É habilitada enquanto examinadora-corretora dos exames DELF-DALF, pelo CIEP, e tem experiência de lecionação em Francês Língua Estrangeira. Atualmente, assume a direção do Curso de Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro.
A formadora é Natália Alves, do Departamento de Línguas e Culturas da UA. Falante nativa de língua francesa. É detentora de uma licenciatura de ensino de Português-Francês, pela Universidade de Aveiro. Possui, igualmente, um Master em Línguas, Literaturas e Culturas, no ramo de Língua Francesa. Neste momento, encontra-se inscrita no Programa Doutoral em Estudos Culturais. É docente de francês nos Cursos Livres do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.