
Curso de Técnico Superior em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
Certificado de Aptidão Profissional como Técnico Superior em Segurança no Trabalho;
Acesso a certificação pela APCER como Auditor Interno de Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001:2018) e de Ambiente (ISO14001:2015);
22 Créditos ECTS (European Credit Transfer System);
Certificado de Curso de Suporte Básico de Vida (INEM).
ATENÇÃO: Devido à pandemia COVID-19, as sessões presenciais poderão vir a ser suspensas, passando para a modalidade Live Training, desde que haja para tal indicação da UA/DGS/Governo.
Fundamentação
Na União Europeia, os acidentes de trabalho representam uma quebra significativa da produtividade. Em Portugal, a dimensão dos problemas da sinistralidade laboral e das doenças profissionais tem sido, até ao momento, superior à da média europeia. Assim, cada vez mais as organizações sentem a necessidade de alcançar e evidenciar um sólido desempenho em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e de reunir competências neste âmbito.
A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho (SGSST) auxilia as organizações a alcançar os objetivos de SST e económicos, num contexto de obrigações de conformidade cada vez mais restritivas, de desenvolvimento de politicas económicas e de outras medidas indutoras de boas praticas de SST e da crescente preocupação expressa pelas partes interessadas nas questões de SST.
Destinatários
– Empregadores e trabalhadores que pretendam adotar ou desenvolver atividades preventivas neste domínio;
– Licenciados ou bacharéis que já exerçam ou pretendam vir a exercer atividades nesta área;
– Empresários, gestores, quadros médios e superiores com responsabilidades e possibilidade de influenciar as condições de trabalho nas suas empresas/organizações;
– Candidatos à obtenção do Título Profissional de Técnico Superior em Segurança no Trabalho junto da ACT;
– Trabalhadores designados pelas empresas/organizações como responsáveis pela Segurança e Saúde no Trabalho;
– Qualquer pessoa interessada em ter formação superior alargada e certificada neste âmbito.
Pré-requisitos para os formandos
Para acesso à formação de técnico superior em segurança no trabalho, os interessados devem possuir licenciatura não abrangida pela alínea a) do n.º 1 do artigo 5.º (licenciatura que se situe nas áreas da segurança no trabalho e da segurança e saúde no trabalho reconhecido), ou bacharelato (Lei n.º 42/2012 de 28 de agosto). Para mais informações, consultar o GUIA do FORMANDO.
– Conhecimentos de inglês ao nível da leitura
Podem ter acesso ao CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho os candidatos que preencham um dos seguintes requisitos:
– Serem detentores de licenciatura em curso que se situe na área da segurança e higiene do trabalho reconhecido pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior e homologado pela ACT;
– Serem detentores de bacharelato ou licenciatura e frequência, com aproveitamento, de curso de formação de técnico superior de segurança e higiene do trabalho homologado pela ACT;
– Serem detentores de título ou certificado obtidos no estrangeiro e reconhecidos pela ACT.
O acesso ao Certificado de Auditor Interno do Ambiente e/ou Segurança é garantido aos participantes que concluírem o curso e que, mediante apresentação de candidatura, demonstrem ter, simultaneamente:
a) 2 Anos de experiência profissional, a tempo inteiro, nos últimos 6 anos (períodos de estágio não são elegíveis para o cumprimento deste critério);
b) 1 Ano de experiência específica em funções na área da Ambiente e/ou Segurança (SST) e enquadradas no âmbito de um SG;
c) Participação, nos últimos 2 anos, como auditor efetivo em pelo menos 2 auditorias, integrais ou parciais, realizadas no âmbito da ISO 14001 e ou ISO 45001 (1ª, 2ª ou 3ª parte) que correspondam, no global, a um mínimo de 3 dias de auditoria, incluindo a análise da documentação, a atividade de auditoria propriamente dita e o relatório.
Caso o participante não reúna as condições de experiência referidas em a) e b) ou de auditoria c), dispõe de mais 6 meses após a comunicação dos resultados da avaliação escrita para proceder à candidatura a Auditor Interno do Ambiente e/ou Segurança.
Objetivos gerais
Os objetivos gerais do curso são:
– Formar Técnicos Superiores em Segurança e Saúde no Trabalho com as competências para organizar, desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais no contexto dos serviços de segurança e saúde do trabalho.
– Proporcionar a formação necessária, em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho e em auditorias a sistemas de gestão, que lhes permitam aceder à Certificação como Auditores internos SST pela APCER.
Objetivos específicos
Este curso providencia os conhecimentos necessários, para quem pretende exercer a sua atividade como Técnico Superior de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e como Auditor de Sistemas em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, dotando-os de competências para:
– Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão;
– Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;
– Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção;
– Coordenar tecnicamente as atividades de segurança e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento e a orientação técnica dos profissionais da área da segurança e higiene no trabalho;
– Participar na organização do trabalho;
– Gerir o processo de utilização de recursos externos nas atividades de prevenção e de proteção;
– Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa;
– Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho;
– Promover a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa, preparando e disponibilizando a necessária informação específica;
– Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores;
– Desenvolver as relações da empresa com os organismos da Rede Nacional de Prevenção de Riscos Profissionais;
– Colaborar, planear e implementar um sistema de gestão;
– Gerir um programa de auditorias;
– Planear e realizar auditorias a sistemas de gestão.
Modalidade de ensino
Blended learning: Ensino presencial ou live training (opção de escolha do formando) – 140 horas; Ensino a distância – 360 horas ; Estágio em contexto real de trabalho – 120 horas.
Cronograma
Pode consultar os dias e horários das sessões presenciais aqui
Coordenação e equipa de formadores
Coordenação científica:
Professora doutora Ana Isabel Miranda (UA)
Coordenação pedagógica:
Doutora Alexandra Ribeiro (APCER)
Engenheira Dora Gonçalo (APCER)
Professora doutora Helena Nadais (UA)
A equipa de formadores é constituída por docentes da Universidade de Aveiro e Formadores, Consultores/Auditores da APCER.
Calendarização
Componente presencial: às quintas e sextas-feiras das 18h00 às 22h00;
Modos de pagamento
– Transferência bancária:
NIB: 003300000000164939681 (MILLENNIUM BCP, balcão Aveiro)
IBAN: PT 50.0033.0000.00001649396.81
SWIFT/BIC: BCOM PTPL
– Cheque (correio ou instalações da Unave)
Cheque emitido à ordem de UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro
nota:
Se por indicações da Reitoria/DGS/Governo, a formação presencial tiver de ser suspensa, a formação continuará com o cronograma previsto na modalidade Live Training (por vídeo conferência).