Workshop: Design Thinking 4 Business Innovation
fundamentação
O Design Thinking é um processo focado no humano, colaborativo e interativo, que suporta equipas por todo o mundo a dar resposta efetiva a problemas, entender os consumidores e desafiar os pressupostos. Antes de ser uma metodologia, o Design Thinking é uma forma de pensar os desafios, exigindo às equipas que desenvolvam competências chave como a empatia, a comunicação e a escuta ativa, a cultura do erro e o conforto com a ambiguidade. As cinco fases do processo – Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste – são suportadas por um conjunto de ferramentas que, pelas suas características, forçam o pensamento crítico e criativo, a predisposição para a ação (o tal “test & learn) e a co-criação.
objetivos gerais
Com esta formação pretende-se desenvolver o pensamento de Design Thinking e munir os participantes de um conjunto de ferramentas que poderão aplicar à resolução de desafios integrados em diferentes contextos.
destinatários
Profissionais nas áreas de Gestão de Projeto, Marketing, Digital, Inovação, Produto/Serviço, Pessoas e/ou Desenvolvimento de Negócio, criativos e curiosos. Ou seja, todos os que resolvem problemas e gerem pessoas e recursos.
coordenadora
Ana Estima, Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), doutorada em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades de Aveiro, Minho e Beira Interior.
formadora
A formação é da autoria de Dina Oliveira, sendo atualmente consultora na área de inovação e marketing digital e Strategic Design & Marketing Manager na Everythink, a Dina Oliveira revela 14 anos de experiência nas referidas áreas. Discente no PhD em Marketing & Estratégia, pela Universidade do Minho e a frequentar o curso Advanced Design Thinking pela IDEO U, detém o grau de mestre em Marketing, pela Universidade de Aveiro, licenciatura em Gestão de Marketing pelo IPAM de Lisboa e ainda, uma especialização em Design Thinking pela EDIT Porto. No que respeita ao seu percurso profissional, revela experiência em ambiente de agência de marketing, tendo passado também pela Porto Digital, como Innovation Project Manager, pela WOOK (Porto Editora), como Gestora de Marketing na WOOK e pela SONAE MC, como gestora de inovação e de produto. Como aluna da Universidade de Aveiro foi, também, responsável pela gestão do evento Atualiza-te – Conferências de Marketing, nos anos 2014, 2015 e 2016. Revela, ainda, 6 anos de experiência nas áreas de formação, como tutora em Design Thinking e Marketing Digital em empresas como a INOVA, FLAG, EDIT, UNAVE, Findmore Academy, Escola Marketing Digital, entre outras. Atualmente, também acumula a função de professora convidada em Marketing Digital no ISCET, ESHT e ESMAD.
Mais informação e recomendações: www.linkedin.com/in/dinaoliveira/