
Workshop: Design Thinking 4 Business Innovation
fundamentação
O Design Thinking é uma metodologia de resolução criativa de problemas/desafios, sendo muito mais que um processo e um conjunto de ferramentas. Esta abordagem emerge ligada à área de gestão de projetos e equipas de inovação, porque comunga de um conjunto de pilares de mindset que permitem mobilizar as pessoas na resposta a um desafio, tendo o consumidor/utilizador/cliente sempre no centro do processo. Tudo começa com as pessoas e com a aferição das suas necessidades, que ao longo do processo convertemos em “problemas” e, posteriormente, em soluções desejadas por essas pessoas. Da Empatia à fase de Teste, o Design Thinking revela um conjunto de ferramentas que permitem gerar ideias/soluções, de forma rápida, ágil, colaborativa e a baixo custo. Neste workshop intensivo irás percorrer todo este processo e explorar estas ferramentas, através da sua aplicação à resolução de desafios práticos e reais. No fim desta formação serás capaz, também, de aplicar esta metodologia à tua empresa e equipas de trabalho, tornando o processo de resolução de problemas muito mais colaborativo, co-criativo e eficiente.
objetivos gerais
Com este workshop pretende-se munir os participantes de um toolkit de ferramentas que poderão usar em diferentes contextos, mas especialmente, mudar a forma de pensar/agir perante um obstáculo/oportunidade.
destinatários
Profissionais nas áreas de Gestão de Projeto, Marketing, Digital, Inovação, Produto/Serviço, Pessoas; Desenvolvimento de Negócio; Criativos, Curiosos, em suma, todos os que resolvem problemas.
coordenadora
Ana Estima. Docente de Marketing no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), diretora da Licenciatura em Marketing da UA e doutorada em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades de Aveiro, Minho e Beira Interior.
formadora
Dina Oliveira. A formação é da responsabilidade de Dina Oliveira, Gestora de Marketing na WOOK (Porto Editora). Aprovada para Doutoramento em Marketing & Estratégia, pelas Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior, a frequentar a pós-graduação em Data Science Applied to Marketing pelo IPAM de Lisboa, mestrado em Marketing, pelo ISCA-Universidade de Aveiro, especializada em Design Thinking pela EDIT Porto, e com pós-graduação em Gestão e Direção Comercial pelo ISCAP Universidade do Porto, conta, ainda, com quatro anos de experiência na Sonae, como gestora de inovação e de produto, e com cinco anos de experiência na área de comunicação e marketing. Como aluna da Universidade de Aveiro, foi, também, responsável pela gestão do evento Atualiza-te – Conferências de Marketing, nos anos 2014, 2015 e 2016. Atualmente, também acumula a função de Professora Convidada na Pós-graduação em Estratégia Digital e Redes Sociais no Instituto Superior de Hotelaria e Turismo, no Instituto Politécnico do Porto. Também está envolvida em projetos de mentoring em inovação, como o projeto IDEA, promovido pela YA Generation (ISCTE Lisboa).
Percurso e artigos sobre Design Thinking em: https://www.linkedin.com/in/dinaoliveira/