
Workshop: Design Thinking 4 Business Innovation
fundamentação
Design Thinking consiste numa abordagem de resolução criativa de problemas, com um espectro de aplicabilidade que vai do desenvolvimento de novos produtos e serviços, melhoria contínua de soluções e processos, alinhamento estratégico de equipas, apoio à transição digital e implementação de novas tecnologias à criação de cultura e ecossistemas de inovação dentro das empresas e entre indústrias. Fundamentado no pensamento das escolas de design, o Design Thinking foca a inovação nas pessoas, através de um processo multidisciplinar, co-criativo, iterativo e sistémico, que vai desde a descoberta de oportunidades (de problemas e novos produtos), até à concretização de soluções desejáveis pelas pessoas, viáveis para o negócio, e sustentáveis para o sistema de pessoas. Ao longo das suas cinco fases – Descoberta/Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste – o Design Thinking revela um conjunto de ferramentas que permite a compreensão (em profundidade) das necessidades das pessoas, a recolha e integração contínua de feedback, e a colaboração dos diferentes stakeholders. A formadora responsável pelo workshop dedica-se há mais de 8 anos ao estudo e implementação desta e, outras metodologias de design estratégico e de gestão, em empresas de diferentes dimensões e sectores, como a Sonae, MO, Zomato/Dig-In, Voltalia, La Prairie, F3M, Porto Digital, Área Metropolitana de Lisboa e núcleos de inovação como a StartupBraga, MarcoInvest e IET.
objetivos gerais
Com esta formação pretende-se desenvolver o pensamento de Design Thinking e munir os participantes de um conjunto de ferramentas que poderão aplicar à resolução de desafios integrados em diferentes contextos.
destinatários
Profissionais nas áreas de Gestão de Projeto, Marketing, Digital, Inovação, Produto/Serviço, Pessoas e/ou Desenvolvimento de Negócio, criativos e curiosos. Ou seja, todos os que resolvem problemas e gerem pessoas e recursos.
coordenadora
Ana Estima, Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), doutorada em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades de Aveiro, Minho e Beira Interior.
formadora
A formação é da autoria de Dina Oliveira, fundadora da empresa Limanade – Innovation & Marketing, um hub de inovação e criatividade que integra uma equipa multidisciplinar, tendo em vista a apoiar organizações e equipas a darem resposta a desafios complexos, nas áreas de inovação, desenvolvimento e melhoria contínua de produtos e serviços, processos e estratégias e nas áreas de estratégia de marketing e comunicação digital.
Aliada à sua experiência profissional, cumpre a vocação do ensino como docente convidada em marketing digital, inovação e empreendedorismo no Politécnico do Porto (ESHT e ESMAD). Desde 2018, que se dedica à capacitação de pessoas, como formadora certificada em Design Thinking, Education Design Thinking , Estratégia de Marketing Digital e Web Content Marketing, em escolas como a UNAVE, EDIT, FLAG, Findmore e Escola Marketing Digital. Preparou o caminho para o empreendedorismo, somando experiências nas áreas de marketing e inovação, em empresas como a SONAE MC, WOOK, Porto Digital, Social Ninjas e Porto Digital.
É licenciada em Gestão de Marketing (IPAM de Lisboa), Mestre em Marketing (Universidade de Aveiro) e está a realizar o doutoramento em Marketing e Estratégia (Universidade do Minho). Revela várias formações certificadas na área de Design Thinking (Design Thinking Facilitators @ Design Thinking Amesterdam), UX Design (UX-PM Level 2 @ UX Alliance/Tangível) e Marketing Digital. Mais projetos e recomendações: https://www.linkedin.com/in/dinaoliveira/