Design Thinking Aplicado à Atividade Docente

fundamentação

O Design Thinking é um processo focado no humano, colaborativo e interativo, que suporta equipas por todo o mundo a dar resposta efetiva a problemas, entender os consumidores e desafiar os pressupostos. Antes de ser uma metodologia, o Design Thinking é uma forma de pensar os desafios, exigindo às equipas que desenvolvam competências chave como a empatia, a comunicação e a escuta ativa, a cultura do erro e o conforto com a ambiguidade. As cinco fases do processo – Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste – são suportadas por um conjunto de ferramentas que, pelas suas características, forçam o pensamento crítico e criativo, a predisposição para a ação (o tal “test & learn) e a co-criação.

Dada a sua eficiência e sucesso na resposta a desafios das mais diferenciadas naturezas e às suas fundações nos valores da empatia, centralismo nas pessoas, colaboração, dinamismo e criatividade, o Design Thinking começou a emergir, também, no seio da comunidade de professores, podenso ser aplicado pelo educador em 4 áreas da sua atividade: na preparação do programa curricular, organização do espaço e ferramentas, seleção de métodos e técnicas de ensino e, ainda, na criação de um sistema colaborativo entre professores (da sua e de outras escolas/departamentos).

 

objetivos gerais

Este curso pretende munir os professores do ensino superior de ferramentas alternativas pedagógicas, que os ajudaram a incrementar a sua atividade docente, bem como a sua participação na comunidade e sistema de ensino.

 

destinatários

A formação é preferencialmente destinada a professores do ensino superior, das mais variadas áreas de especialidade.

 

coordenadora

Ana Estima. Docente de Marketing no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), diretora da Licenciatura em Marketing da UA e doutorada em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades de Aveiro, Minho e Beira Interior.

 

formadora

Dina Oliveira. A formação é da autoria de Dina Oliveira, atual Creative Director da agência de marketing digital Social Ninjas. Discente no primeiro ano do doutoramento em Marketing & Estratégia, pelas Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior, mestre em Marketing, pelo ISCA-Universidade de Aveiro, especializada em Design Thinking pela EDIT Porto e pós-graduada em Gestão e Direção Comercial pelo ISCAP-Universidade do Porto, conta, ainda, com 2 anos de experiência como gestora de marketing na WOOK (Porto Editora), 4 anos na SONAE como gestora de inovação e de produto e 5 anos de experiência na área de comunicação e marketing em ambiente de agência. Como aluna da Universidade de Aveiro foi, também, responsável pela gestão do evento Atualiza-te – Conferências de Marketing, nos anos 2014, 2015 e 2016, sendo que, em 2022, fundou o D-DAY Boosting Talks – evento totalmente solidário que contou com nomes como Brian Crosby, da Marvel, Marcus Nordberg, do CERN, e Alexandra Avelar, da Socialbakers. Acresce 5 anos de experiência nas áreas de formação e consultoria, como tutora em Design Thinking em empresas como EDIT – Disruptive Digital Education, UNAVE (Universidade de Aveiro) e Escola de Marketing Digital (Marco Gouveia), entre outras. Atualmente, também acumula a função de professora convidada na pós-graduação em Estratégia Digital e Redes Sociais, no Instituto Superior de Hotelaria e Turismo, no Instituto Politécnico do Porto, sendo responsável pelas unidades curriculares de Estratégia de Marketing e Design Thinking Aplicado à Gestão de Projetos Digitais.

Percurso e artigos sobre Design Thinking em: https://www.linkedin.com/in/dinaoliveira/

 

 



...a saber
  • Regime
    Live Training
  • Datas
    a definir | 16 horas
  • Horário
    9h30 às 13h30
  • Benefícios / Early Bird
    144,00€ para inscrições efetivas/ pagas até 15 dias antes do início do curso

  • Preço
    180,00 €
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

    * Campos de preenchimento obrigatório

    Contacto

    Virgínia Barreirinha Lopes