e-EXPECT: Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino Superior

fundamentação
Apesar de parecer que o Processo de Bolonha já está enraizado na cultura e nos costumes pedagógicos da comunidade do Ensino Superior, nos últimos anos já pouco se tem refletido, publicamente, sobre o seu impacto pedagógico no Ensino Superior. Observamos cada vez com mais frequência que um maior número de estudantes entra no Ensino Superior para qualquer nível (1º, 2º e/ou 3º ciclos) e, principalmente, com um perfil cada vez mais heterogéneo. Face a esta massificação, podemos questionar sobre as taxas de sucesso e abandono dos estudantes de qualquer ciclo de estudos. Estes vários aspetos levam-nos, pois, a refletir sobre os fatores que intervêm no sucesso académico do estudante: uma temática bastante bem trabalhada e fundamentada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro. Tendo em consideração o contexto genericamente descrito, podemos questionar: qual é o papel do docente na promoção do sucesso académico do estudante, apoiado em premissas do Processo de Bolonha? Como é que o docente estimula esse sucesso académico dos estudantes e, simultaneamente, se desenvolve pessoal e profissionalmente? Que estratégias pedagógicas são colocadas em prática para otimizar o processo de ensino e aprendizagem do estudante, assim como do desenvolvimento profissional do docente? O enfoque desta formação está colocado na otimização da prática docente, em termos de estratégias pedagógicas ativas que deveriam ser usadas com mais frequência pelos docentes do Ensino Superior. Neste sentido, esta formação visa potenciar uma reflexão sobre estratégias de ensino e aprendizagem usadas pelos docentes, assim como das que são propostas no âmbito deste curso.

 

objetivos gerais
Promover a reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes do Ensino Superior (Universitário e Politécnico), principalmente em termos de estratégias de ensino e aprendizagem que costumam usar;
Estimular uma postura reflexiva e questionadora sobre a prática pedagógica dos docentes do Ensino Superior, nomeadamente em termos de estratégias de ensino e aprendizagem ativas que poderão vir a explorar no futuro.

 

destinatários
Docentes de qualquer domínio científico do Ensino Superior Universitário e/ou Politécnico.

 

requisitos
– Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador em ambiente Windows ou MacOs;
– Computador com ligação à Internet;
– Disponibilidade semanal de 5 horas (aproximadamente).

 

coordenadora e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Professora Doutora Lucília Santos, Professora Associada da Universidade de Aveiro. A  formação está a cargo de Ana Vitória Baptista, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Desde cedo demonstrou um particular interesse por questões pedagógicas, o que a conduzir
a tirar Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro, concluído em abril de 2009. Prosseguiu para Doutoramento, tendo defendido a sua tese sobre a qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em finais de maio de 2013. O júri foi unânime e foi aprovada com distinção e louvor. Atualmente, está a trabalhar na reputada instituição Queen Mary University of London como Learning Advisor na equipa de Learning Development: http://www.learningdevelopment.qmul.ac.uk

 

Nota: Número máximo de formandos por turma: 10.



...a saber
  • Regime
    e-Learning
  • Datas
    a definir

  • Horário
    livre (cada formando deverá dedicar 5 horas semanais a cada conteúdo)
  • Benefícios / Early Bird
    15% para empresas/instituições que façam simultaneamente três ou mais inscrições no mesmo curso.
    Descontos não acumuláveis.
  • Preço
    180,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

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Contacto

Helena Soares