
Ergonomia para a mudança
Fundamentação
As instituições de saúde têm de responder a vários e complexos desafios que, no essencial, passam por uma constante expansão/alteração dos serviços, a introdução contínua de novas tecnologias, o envelhecimento crescente da população com consequente aumento da sua dependência, o trabalho contínuo e por turnos e, cada vez mais, a necessidade de contenção de custos para assegurar a sua sustentabilidade. Assim, emerge a necessidade de uma profunda alteração dos modelos centrados na produção, evidenciando a necessidade de integrar a análise ergonómica do trabalho. Dito isto, será possível estabelecer uma intervenção sobre os determinantes do trabalho que melhorará os resultados (outputs), quer a nível da Saúde e Segurança dos profissionais de saúde e dos utentes, quer da qualidade e quantidade do que é produzido.
Objetivos gerais
O curso visa contribuir para a promoção da saúde integral e bem-estar geral dos profissionais de saúde; intervir na prevenção das lesões e outros eventos nas estruturas ME, promovendo simultaneamente a literacia laboral; Elevar os níveis de satisfação dos profissionais de saúde, potenciando a autoestima para a conquista de maiores índices de eficácia na área laboral ou prestação de cuidados/serviços, reduzindo o absentismo.
Objetivos específicos
No final do curso, o formando deverá ser capaz de:
– Reconhecer algumas noções de fisiologia e biomecânica, essenciais para a aplicação das metodologias de avaliação de risco biomecânico;
– Compreender o que são lesões músculo-esqueléticas;
– Reconhecer os principais fatores de risco físico e como estes contribuem para o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas nos profissionais;
– Identificar e reconhecer a importância da aplicação de princípios ergonómicos em contexto laboral;
– Conhecer os diversos conceitos associados à carga de trabalho (física e mental);
– Compreender as diversas metodologias de avaliação de risco de lesão músculo-esquelética.
Destinatários
Colaboradores das IPSS que exerçam funções em Serviços de Apoio Domiciliário, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e unidades de Saúde.
Coordenador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Prof. Rui Costa, Diretor da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Formador
Leandro Correa de Oliveira. Enfermeiro Gestor/Coordenador da Unidade de Cuidados Continuados de Ílhavo Licenciado em Enfermagem.
A frequentar a Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde Voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa.