
Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA
Live Training *
fundamentação
Recentemente, tem-se constatado que as metodologias de investigação qualitativa podem produzir compreensão rigorosa e relevante acerca das práticas em educação, saúde, gestão, de entre muitas outras áreas do conhecimento humano. Embora tenha sido por muito tempo considerada inferior relativamente às abordagens quantitativas, a investigação qualitativa tem alcançado maior credibilidade, não somente pela evolução das técnicas e instrumentos, mas pela maior fiabilidade e confiabilidade dos resultados proporcionados pelo uso de programas informáticos específicos para a organização, questionamento e análise de dados não numéricos e não estruturados.
O webQDA (www.webqda.net) é um programa informático destinado à investigação qualitativa e proporciona inúmeras vantagens em relação à investigação sem recurso a um software ou outros programas não específicos, tais como um processador de texto ou uma folha de cálculo. Com o webQDA, o investigador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de investigação.
Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. Em contexto académico, o webQDA é especialmente útil para investigadores, alunos de mestrado, doutoramento e pós-graduação que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. Em contexto empresarial, tem aplicação na análise de dados provenientes do mercado, como por exemplo, consumidores.
objetivos gerais
– Aprofundar conhecimentos no sentido de auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa;
– Capacitar para a utilização do software de análise qualitativa webQDA;
– Discutir como esta ferramenta pode ser usada em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas;
– Desenvolver um projeto que sirva de modelo e de base de aprendizagem das funções disponíveis no webQDA.
destinatários
Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo.
pré-requisitos
Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo, etc.).
coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de António Pedro Costa investigador principal e coordenador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org), da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org) e do QUAL4Business (qual4b.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos. É membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
O formador é Fábio Freitas é doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É investigador e formador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.webqda.net) e que tem publicado, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, assim como capítulos de livros. Leciona no Politécnico de Leiria (Portugal) sendo membro da Comissão Coordenadora do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e da World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info). É editor coordenador da New Trends in Qualitativer Research (NTQR), publicação dedicada à promoção e divulgação de textos científicos originais em investigação qualitativa. As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa, com destaque no processo de (auto)aprendizagem dos Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS), mais especificamente do webQDA.
testemunho
“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho
*Funcionamento do Live Training