Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA
Híbrido - Presencial ou Live Training
fundamentação
Recentemente, tem-se constatado que as metodologias de investigação qualitativa podem produzir compreensão rigorosa e relevante acerca das práticas em educação, saúde, gestão, de entre muitas outras áreas do conhecimento humano. Embora tenha sido por muito tempo considerada inferior relativamente às abordagens quantitativas, a investigação qualitativa tem alcançado maior credibilidade, não somente pela evolução das técnicas e instrumentos, mas pela maior fiabilidade e confiabilidade dos resultados proporcionados pelo uso de programas informáticos específicos para a organização, questionamento e análise de dados não numéricos e não estruturados.
O webQDA (www.webqda.net) é um programa informático destinado à investigação qualitativa e proporciona inúmeras vantagens em relação à investigação sem recurso a um software ou outros programas não específicos, tais como um processador de texto ou uma folha de cálculo. Com o webQDA, o investigador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer buscas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de investigação.
Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. Em contexto académico, o webQDA é especialmente útil para investigadores, alunos de mestrado, doutoramento e pós-graduação que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. Em contexto empresarial, tem aplicação na análise de dados provenientes do mercado, como por exemplo, consumidores.
objetivos gerais
– Aprofundar conhecimentos no sentido de auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa;
– Capacitar para a utilização do software de análise qualitativa webQDA;
– Discutir como esta ferramenta pode ser usada em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas;
– Desenvolver um projeto que sirva de modelo e de base de aprendizagem das funções disponíveis no webQDA.
destinatários
Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo.
pré-requisitos
Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo, etc.).
coordenador e formador
António Pedro Costa é um dos investigadores do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.webqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. Leciona unidades curriculares de metodologias de investigação. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e da World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info). Organizou diversas edições especiais e livros sobre Investigação Qualitativa. É o editor principal da revista New Trends in Qualitative Research (NTQR). É investigador principal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e de Psicologia, da Universidade de Aveiro e colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos, com ênfase no estudo de métodos, técnicas de recolha e análise de dados para implementação no software webQDA. Em 2023, foi distinguido com uma menção honrosa na área das Artes e Humanidades da categoria “Prémio Investigador UA”. Complementarmente, tem realizado estudos neste campo sobre representação e visualização de dados, revisão de literatura, ética, tomada de decisão, satisfação de clientes/utilizadores, entre outros. Coordenou vários projetos com financiamento público e privado num valor superior a 3 milhões de euros.
testemunho
“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho
*Funcionamento do Live Training