Introdução aos modelos de equações estruturais com recurso ao AMOS
fundamentação
O desenvolvimento das técnicas estatísticas multivariadas com recurso a software permitiu o cálculo de modelos cada vez mais complexos, nos quais se tem a possibilidade de colocar à prova empírica as diferentes hipóteses e relações dos modelos estudados pelos investigadores. Neste sentido, torna-se cada vez mais acurado o estudo dos modelos de medida subjacentes às variáveis de investigação e destas nas suas relações.
O AMOS sendo uma ferramenta da SPSS/IBM permite de forma acessível a construção destes modelos. Esta metodologia de análise de dados tem vindo a tornar-se cada vez mais comum no panorama geral da investigação em Ciências Sociais e Humanas.
objetivos
No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
Aprofundar os conhecimentos acerca de modelos de medida;
Conhecer e aplicar modelos de equações estruturais;
Conhecer e familiarizar-se com o software AMOS.
destinatários
Investigadores e docentes que pretendam desenvolver competências em modelos de equações estruturais e que possuam conhecimentos de nível básico a médio em correlações, modelos de regressão linear e análises fatoriais. Será necessário possuir conhecimentos na ótica do utilizador de SPSS.
Os participantes neste Curso terão de trazer os seus computadores portáteis com a instalação do Amos (versão ‘trial’ http://www.spss.com/downloads).
coordenador e equipa de formadores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do António Moreira, natural de Aveiro, é doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Tem vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem atividade principal na pós-graduação, sendo presentemente Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática e no Ensino de Acesso Aleatório.
A formadora é a Doutora Cláudia Figueiredo, consultora de Metodologia de Investigação e Estatística.
testemunhos sobre edições anteriores
“Estou muito satisfeita com a formação, tanto ao nível da formadora como dos conteúdos programáticos. Gostaria de continuar o trabalhado realizado nesta formação em módulos posteriores ou até mesmo fazer uma formação mais extensiva sobre o tema!”, Joana Neto (2017)