
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos
fundamentação
Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em momentos desafiantes como aqueles que temos vivido fruto da pandemia causada pela COVID-19.
objetivos gerais
Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro).
Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz.
destinatários
. Empresas: profissionais do sector dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
. Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores.
coordenadora
Dina Ramos é Professor Auxiliar no DGEIT e investigadora de pós-doutoramento da Universidade de Aveiro, Projeto CeNTER. Docente do MBA em Gestão UA/UNAVE. Doutora em Turismo pela Universidade de Salamanca (Espanha). Coordenadora do projeto Gândara TourSensations, um modelo integrado de desenvolvimento local de Turismo Costeiro em Zonas Rurais – Região Centro de Portugal. Membro efetivo da unidade de investigação em governança, competitividade e políticas públicas (GOVCOPP) na Universidade de Aveiro. Até 2010, experiência em empresas como gestora de recursos humanos, compras e gestão financeira. Como formadora experiência em contexto empresarial, PRODER, POPH, CEF entre outros. Coach e Trainer Coach certificada.
formador
Paulo Costa iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Marketing e Notoriedade, Cultura, Juventude, Comunicação e Informação, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como o Festival do Bacalhau, a Funchal 500 Tall Ships Regatta ou o Ílhavo Sea Festival.
A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing Territorial, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área, e em 2019 obteve o Título de Especialista em Marketing (Provas Públicas).
É atualmente professor coordenador no ensino superior politécnico, investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.”
testemunhos
“A presença estratégica das marcas em grandes eventos, ajudam-nas a criar um espaço muito próprio e a afirmar-se como uma marca reconhecida no público-alvo do evento. Para a PRIO, estar presente em diversos eventos ao longo do ano, permite um maior relacionamento com a marca, bem como uma afirmação indireta no mercado.”
Ana Luísa Pinho, Resp. Marketing PRIO
Curso realizado em parceria/colaboração com o IGAP – Instituto de Gestão e Administração Pública