Qualificação da prática urbanística municipal
Formação Intra - sob consulta
Qualificação da prática urbanística municipal:
– Dos planos às ações;
– Execução urbanística e perequação
fundamentação
No ordenamento do território, o novo quadro legal português, aponta caminhos para uma profunda alteração da atual praxis urbanística.
O presente curso (com participação do Jorge Carvalho, da Fernanda Paula Oliveira, e restante equipa) pretende apresentar e desenvolver uma proposta global de ordenamento e os caminhos para uma nova prática, capaz de ultrapassar a falta de eficácia, justiça e transparência dos processos de transformação do uso do solo que vão ocorrendo.
Pretende-se que o curso se desenvolva em cada município interessado, envolvendo em cada caso um grupo de técnicos e decisores, que permita com base em casos concretos identificados pelo município em causa, discutir e aprofundar processos executórios e perequativos.
O programa genérico do curso está disponível aqui, sendo devidamente adaptado à escala e dinâmica de cada um dos municípios que se manifestar interessado.
objetivos gerais
O curso visa desenvolver e certificar competências técnicas, no intuito do profissional vir a contribuir para um Planeamento e uma Administração Urbanística mais eficazes, partindo dos problemas e desafios presentes no Território e formulando um modelo para lhes dar resposta, no respeito pelo atual quadro legal.
destinatários
Formação dirigida a técnicos e políticos municipais
forma de organização
Formação-ação
métodos pedagógicos a utilizar
Os métodos pedagógicos a adotar centram-se na articulação de sessões teóricas e práticas visando a compreensão: das razões para a ineficácia do sistema de planeamento; de como os diversos instrumentos, com especial incidência nos de execução urbanística, poderão ser utilizados para enquadrar dinâmicas e resolver problemas.
coordenação e formador
Coordenador científico-pedagógico: Prof. Doutor Frederico Amado de Moura e Sá, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.
Equipa de formadores:
– Jorge António Oliveira Afonso de Carvalho, Urbanista, Doutor em Ciências Aplicadas ao Ambiente e professor de Urbanismo
– Fernanda Paula Oliveira, Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências Jurídico Políticas
– Frederico Amado de Moura e Sá, Urbanista, Doutor em Arquitetura pela FAUP, Mestre em Planeamento pela UA e Licenciado em Engª Civil pela FEUP
– Carina Pais, Arquiteta urbanista, doutorada em Engenharia do Território (IST-UL), mestre em Planeamento Regional e Urbano (UA) e licenciada em Arquitetura do Planeamento Urbano e Territorial (FA-UL).
– Gil Ribeiro, Arquiteto, urbanista e investigador. Doutorando em Arquitetura e Computação (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa).
Para mais informações, por favor, consulte o folheto do curso ou entre em contato connosco.