Qualificação da prática urbanística municipal

Formação Intra - sob consulta



Qualificação da prática urbanística municipal:
– Dos planos às ações;
– Execução urbanística e perequação

 

fundamentação

No ordenamento do território, o novo quadro legal português, aponta caminhos para uma profunda alteração da atual praxis urbanística.

O presente curso (com participação do Jorge Carvalho, da Fernanda Paula Oliveira, e restante equipa) pretende apresentar e desenvolver uma proposta global de ordenamento e os caminhos para uma nova prática, capaz de ultrapassar a falta de eficácia, justiça e transparência dos processos de transformação do uso do solo que vão ocorrendo.

Pretende-se que o curso se desenvolva em cada município interessado, envolvendo em cada caso um grupo de técnicos e decisores, que permita com base em casos concretos identificados pelo município em causa, discutir e aprofundar processos executórios e perequativos.

O programa genérico do curso está disponível aqui, sendo devidamente adaptado à escala e dinâmica de cada um dos municípios que se manifestar interessado.

 

objetivos gerais

O curso visa desenvolver e certificar competências técnicas, no intuito do profissional vir a contribuir para um Planeamento e uma Administração Urbanística mais eficazes, partindo dos problemas e desafios presentes no Território e formulando um modelo para lhes dar resposta, no respeito pelo atual quadro legal.

 

destinatários

Formação dirigida a técnicos e políticos municipais

 

forma de organização

Formação-ação

 

métodos pedagógicos a utilizar

Os métodos pedagógicos a adotar centram-se na articulação de sessões teóricas e práticas visando a compreensão: das razões para a ineficácia do sistema de planeamento; de como os diversos instrumentos, com especial incidência nos de execução urbanística, poderão ser utilizados para enquadrar dinâmicas e resolver problemas.

 

coordenação e  formador

Coordenador científico-pedagógico: Prof. Doutor Frederico Amado de Moura e Sá, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

Equipa de formadores:

– Jorge António Oliveira Afonso de Carvalho, Urbanista, Doutor em Ciências Aplicadas ao Ambiente e professor de Urbanismo

– Fernanda Paula Oliveira, Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências Jurídico Políticas

– Frederico Amado de Moura e Sá, Urbanista, Doutor em Arquitetura pela FAUP, Mestre em Planeamento pela UA e Licenciado em Engª Civil pela FEUP

– Carina Pais, Arquiteta urbanista, doutorada em Engenharia do Território (IST-UL), mestre em Planeamento Regional e Urbano (UA) e licenciada em Arquitetura do Planeamento Urbano e Territorial (FA-UL).

– Gil Ribeiro, Arquiteto, urbanista e investigador. Doutorando em Arquitetura e Computação (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa).

 

Para mais informações, por favor, consulte o folheto do curso ou entre em contato connosco.

 



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a combinar
  • Horário
    a combinar
  • Benefícios / Early Bird
  • Preço
    sob consulta
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

    * Campos de preenchimento obrigatório

    Contacto

    José Carlos Maximino