Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso ao SPSS)

Fundamentação
Na resposta a uma vez maior necessidade de dados quantitativos que fundamentem resultados de investigação, sistemas de garantia da qualidade ou sustentem opções estratégicas de natureza diversa, têm-se diversificado o número de investigações por questionário. A esta expansão coloca-se o desafio da qualidade dos instrumentos e da medidas neles contidas. Qualidade esta, sem a qual resultados e conclusões se encontram consideravelmente limitados.
Neste sentido, será de considerar planeamentos de processos de recolha de dados onde se interliguem objetivos, construção e desenvolvimento de instrumentos de medidas e posteriores opções de análise de dados. Esta interligação implica compreender a natureza das variáveis e o modo das recolher, operacionalizar de forma sistemáticas os construtos a medir e conhecer as técnicas de análise de dados disponíveis para garantir a qualidade das medidas.

 

Objetivos gerais
– Aprofundar os conhecimentos acerca da construção, desenvolvimento e aplicação de instrumentos de medidas quantitativa, nomeadamente questionários e escalas de medida;
– Aprofundar os conhecimentos sobre operacionalização de construtos e medida de variáveis latente;
– Aprofundar os conhecimentos acerca das análises estatísticas que suportam os estudos de validade dos instrumentos de medida;
– Aplicar diferentes análises estatísticas que suportam os estudos de validade dos instrumentos de medida com recurso ao IBM SPSS;
– Conhecer e compreender os outputs de técnicas estatísticas de fiabilidade e análise de dimensionalidade.

 

Destinatários
Investigadores, docentes e profissionais envolvidos em recolhas de dados quantitativas, em particular com recurso a questionários em formato de escala.
Os participantes neste curso poderão trazer os computadores portáteis com a instalação do SPSS (versão disponível no site da IBM) ou utilizar os computadores que estão disponíveis nas instalações da UNAVE.

 

Coordenador e Formadora
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do António Moreira, doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Tem vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem atividade principal na pós-graduação, sendo presentemente Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática e no Ensino de Acesso Aleatório.
A formadora é a Doutora Cláudia Figueiredo, consultora de Metodologia de Investigação e Estatística.

 

Testemunhos de participantes em outras formações da formadora

“O curso foi maravilhoso e supriu as minhas expectativas em todos os aspectos. A formadora conseguiu aprofundar os conceitos teóricos, com muita didática; e uniu teoria e prática de modo a fazer-nos compreender as etapas importantes para a elaboração e análise de questionários. Este curso com certeza ajudará em minha carreira acadêmica/profissional. Recomendo para os colegas de várias áreas que se utilizam de questionários.”, Carolina Barros Klumpp (2017)

 

“A ação de formação “Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso ao SPSS)” revelou-se de extrema importância no âmbito do projeto de investigação, que me encontro a desenvolver, nomeadamente ao nível da análise da aplicação de um pré-teste de um questionário, com vista à sua validação e futura aplicação a nível nacional.

Foi um momento de excelência para dissipar algumas dúvidas relativas à construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários, nomeadamente ao nível da operacionalização de construtos e medida de variáveis latentes, validade dos instrumentos de medida e análises estatísticas que suportam os estudos de validade; e técnicas estatísticas de fiabilidade e análise de dimensionalidade.

Esta formação trouxe-me uma maior capacidade de análise crítica dos dados obtidos e uma maior segurança para os próximos passos da minha investigação.

Agradeço a disponibilidade (e paciência) da formadora para as dúvidas colocadas e recomendo esta formação, sem quaisquer dúvidas, a todos os que estão e/ou vão aplicar questionários.”, Rita Tavares (2017)

 

“A formação em “Análise Quantitativa de Dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial” revelou-se uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos fundamentais relacionados com a utilização do SPSS. Possibilitou também a conjugação dos mesmos com conceitos sobre estatística descritiva e inferencial.
O cruzamento de uma abordagem teórica com uma abordagem suportada na resolução de casos práticos, revelou-se uma estratégia adequada para uma melhor compreensão das potencialidades a extrair do SPSS relativamente à preparação, tratamento e análise de dados.
Por outro lado, a indicação de um conjunto de práticas a adotar aquando da utilização do SPSS, muito para além de uma utilização mais convencional do mesmo, veio reforçar a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação.
Recomendo vivamente!”, Francisco Picado

 

“Quanto à minha opinião sobre a formação, considero que é uma mais-valia, tanto a nível pessoal como a nível profissional. Fornece-nos as bases necessárias para executar tarefas simples, mas essenciais para um estudo ou investigação. Além disso, permite igualmente enriquecer o nosso conhecimento com termos básicos associados à estatística.”, Jessica Rodrigues



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir | 14 horas

  • Horário
    a definir
  • Benefícios / Early Bird
    early bird 20% = 144,00€, para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês antes do inicio da formação
  • Preço
    180,00€
Ficha de curso (pdf) INSCRIÇÃO VIA GESTOR

    * Campos de preenchimento obrigatório

    Contacto

    Virgínia Barreirinha Lopes