Segurança do Medicamento
Concede 1.2 créditos pela Ordem de Farmacêuticos
Fundamentação
Aumentar a segurança na utilização da medicação é um objetivo estratégico do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes para 2015-2020. Este inscreve-se no quadro de uma política pública contra os fatores contribuintes para a ocorrência de incidentes de segurança associados à prestação de cuidados de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
Objetivos gerais
– Analisar a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, no que diz respeito ao Plano Nacional para a Segurança dos doentes;
Objetivos específicos
– Avaliar e adequar a segurança na utilização da medicação e aderir aos sistemas de notificação, de acordo com a legislação nacional vigente.
Destinatários
Destina-se a farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de farmácia ou outros profissionais de saúde.
Coordenador e Formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade da Prof.ª M.ª Teresa Herdeiro. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Doutorada em Saúde Pública. Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica pelo Colégio da Ordem dos Farmacêuticos.
Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro. Membro do Steering Group do ENCePP (European Network of Centres for Pharmacoepidemiology and Pharmacovigilance) – EMA, Londres.
Testemunhos de edições anteriores
“Na minha opinião o curso teve grande qualidade, com nível científico dos conteúdos e as temáticas abordadas alinhadas com os interesses de todos os presentes. Boa interacção entre a formadora e os formandos. Recomendo a outros colegas!” Carla Raposo in Segurança do Medicamento (2016)