Dimensionamento de Sistemas Solares Térmicos para AQS

Fundamentação

Em 2006 deu-se um passo importante para a dinamização do mercado do solar térmico, com a entrada em vigor do novo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) – Decreto – Lei n.º 80/2006 de 4 Abril – que adotou a obrigatoriedade da contabilização das necessidades de energia para a preparação de águas quentes sanitárias. Esta obrigatoriedade de instalação de painéis solares para a produção de água quente abriu um amplo mercado, desenvolvendo a tecnologia e massificando a sua utilização para a obtenção de água quente sanitária e para o aquecimento por radiação.

Em consequência desta dinamização dos sistemas de energia solar térmica, torna-se evidente a necessidade de dotar os profissionais dos conceitos básicos de conversão de energia solar em energia térmica, bem como das metodologias de dimensionamento deste tipos de sistemas.

 

 

Objetivos do curso

O objetivo geral do curso consiste em aplicar metodologias básicas para a implementação de sistemas solares térmicos em habitações, tendo em vista cobrir as necessidades de energia térmica.

  • Analisar o recurso solar disponível num determinado local;
  • Dimensionar um sistema solar térmico de acordo com o recurso disponível;
  • Analisar a viabilidade económica do sistema

 

Destinatários

Profissionais ligados à consultoria e instalação de sistemas de energia solar: Licenciados na área da engenharia (mecânica, ambiente, física, civil ou áreas equivalente) e técnicos com qualificação de nível V na área da energia.

Pré-requisitos: Conhecimento básicos de Microsoft Office (Excel).

 

Coordenador e Formadores

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Professor Doutor António Samagaio, professor associado c/ agregação, do departamento de Ambiente e Ordenamento.

 

A formação é da responsabilidade de:

Luís Carlos Marques Ruivo – Licenciado em Energias Renováveis e mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis.  Exerceu  funções  na  área  da  gestão  de  energia  (consultoria  e  execução  de  auditorias energéticas no âmbito do SGCIE). Atualmente desenvolve trabalho de investigação na área da conversão termoquímica de biomassa.

 

Michael Anthony Martins Tavares Russo – Licenciado em Engenharia do Ambiente e mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis. Desenvolveu trabalho de investigação em energias renováveis (eólica e solar térmica) e desenvolve atualmente investigação na área da qualidade do ar e alterações climáticas.



...a saber
  • Regime
    Presencial
  • Datas
    a definir | 12 horas
  • Horário
    das 19h00 às 22h00
  • Benefícios / Early Bird
    20% de desconto = 156€ para quem efetivar (pagar) a inscrição até um mês (1) antes do início da formação
  • Preço
    195,00€
Ficha de curso (pdf) Realizar Inscrição
INSCRIÇÃO VIA GESTOR

* Campos de preenchimento obrigatório

Contacto

José Carlos Maximino