Workshop de Histologia aplicada à Biomedicina
Fundamentação
A histologia é o ramo da ciência que permite identificar, caraterizar, analisar e descrever os diversos tecidos e órgãos, sendo relevante a sua aplicação na Biomedicina, quer em contexto de investigação pré-clínica quer em contexto clínico.
O Workshop de Histologia aplicada à Biomedicina carateriza-se por uma abordagem de treino prático com contextualização teórica, sobre diversas técnicas (colorações histológicas e imunohistoquímicas) para o processamento de tecidos, desde a sua recolha até a sua análise por Microscopia Óptica, incluindo de fluorescência.
Objetivo geral do curso
O ‘Workshop de Histologia aplicada à Biomedicina” visa a aquisição de competências teóricas e práticas na preparação e análise histológica de diversos tecidos (histoquímica), com vista à sua aplicação, quer a diagnóstico, quer a investigação biomédica. Pretende assim dar formação a investigadores juniores de pós-graduação e profissionais de saúde do sector.
Objetivos específicos
No final do curso, o formando deverá ser capaz de:
– Discutir aplicações biomédicas de histologia.
– Descrever as bases moleculares e celulares de diversas técnicas histológicas.
– Preparar blocos de parafina com amostras de tecidos.
– Executar cortes por microtomia.
– Realizar colorações histológicas em diferentes tecidos.
– Executar colorações usando técnicas de imunohistoquímica.
– Comparar diferentes técnicas histológicas.
– Interpretar e analisar resultados obtidos em contexto de laboratório.
– Selecionar e/ou desenhar um protocolo contendo um fluxograma histológico, para uma aplicação específica.
Destinatários
Estudantes do 2º ciclo e de pós-graduação nas áreas de Ciências Biomédicas e afins; profissionais de saúde do sector.
Pré-requisitos
Noções básicas de Biologia celular e de tecidos
Coordenador(es) científico-pedagógico(s) e formador (es):
Luisa Helguero é licenciada em Ciências Biológicas e doutorada em Bioquímica (especialização em Oncobiologia) pela Faculdade de Ciências Naturais e Exatas da Universidade de Buenos Aires (Argentina). É Professora Auxiliar na área de Biomedicina na Universidade de Aveiro (UA). Durante a tese de doutoramento caracterizou um modelo murino de carcinogénese mamária. Já doutorada e no Instituto Karolinska da Suécia, sob orientação do Professor Jan-Åke Gustafsson, investigou como os recetores de estrogénio regulam a proliferação e adesão celular. Atualmente, como investigadora na UA, o seu trabalho centra-se na regulação hormonal do metabolismo e nos mecanismos de resistência à terapia do cancro. Desde que se instalou em Portugal, estabeleceu várias colaborações para aplicar abordagens ómicas na caracterização molecular de modelos celulares e animais. No seu laboratório, as hipóteses formuladas a partir da caracterização destes modelos são testadas com métodos de biologia celular, molecular e histologia.
Maria Lourdes Pereira é licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de Doutor em Biologia (Citologia Animal) e Agregação em Biologia, ambos na Universidade de Aveiro (UA). É Professora Associada c/Agregação no Departamento de Ciências Médicas da UA. Com 40 anos de experiência no ensino e investigação em Citologia e Histologia, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Microscopia Eletrónica e Biologia Celular (2004), Diretora do Mestrado em Biologia Molecular e Celular da UA (2008-2018) e Fellow da Royal Society of Medicine (2021). Nesta última, é membro do Pathology Council, onde colabora na formação pós-graduada. É membro da Sociedade Portuguesa de Microscopia Eletrónica e da Sociedade Europeia de Microscopia, tendo organizado diversos eventos neste domínio. Em 2022 foi distinguida com o Prémio de Inovação Pedagógica “Explorando o Yin e o Yang da integração de diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem numa única unidade curricular” (M. Fardilha, M. L. Pereira e P. Pinho) e o Prémio Dr. Matthew A. Eichler Memorial Award Research Fellow.
Sandra Vieira é licenciada em Bioquímica pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e doutorada pela Universidade de Aveiro (UA) em Biologia (Neurociências moleculares e celulares). É Professora Auxiliar na UA desde 2006. Leciona tópicos de biomedicina no Departamento de Ciências Médicas e Coordena o Programa Doutoral em Ciências da Reabilitação. Investigadora do iBiMED-UA, lidera o grupo de investigação ‘SPARK Lab – cell differentiation and regeneration group’ (https://www.sparklabvieira.com), com foco em neuro e osteo regeneração. Coordena também a Plataforma de Microscopia Ótica da UA.